Carlos Magno será orador convidado em Novembro no ciclo de jantares-debate
Carlos Magno Castanheira, de seu nome completo, nasceu em Vinhais, Vale das Fontes, Nuzedo de Baixo, frequentou o Liceu Nacional de Chaves e instalou-se no Porto em 1973, onde frequentou Filologia Germânica na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, vindo a formar-se em Jornalismo na Escola Superior de Jornalismo sediada na mesma cidade.
Iniciou-se no jornalismo através da rádio universitária, orientando-se para a informação política como repórter da Antena 1. Foi um dos fundadores da rádio TSF no Porto e chefiou mais tarde a delegação nortenha do Expresso, assumindo no mesmo semanário a edição da secção Gente.
Foi ainda um dos jornalistas da fundação da SIC, intervindo em programas de informação e entrevistas. Em 1997 passou para o Diário de Notícias, onde foi subdirector. Integrou os quadros da Lusomundo e foi o responsável pela criação e direcção da NTV em 2001.
Leccionou em várias instituições de ensino, como o Instituto Superior de Comunicação Empresarial, e já fez conferências em todas as Universidades Portuguesas e em várias estrangeiras. Carlos Magno também foi professor da Escola Superior de Jornalismo do Porto, onde lançou profissionais da nova geração de jornalistas.
Foi analista político e professor do Instituto de Estudos Superiores Financeiros e Fiscais e, desde Novembro de 2011, é o presidente da ERC, organismo que atravessa uma fase conturbada devido à anunciada intenção de venda da TVI . É autor do livro "O Poder visto do Porto".