Campanhas em “podcasts” sensibilizam público jovem
A publicidade em "podcasts" é eficaz, e regista o maior nível de atenção por parte dos consumidores, quando comparada com as campanhas partilhadas nos outros "media", revelou um estudo da empresa Tapestry, encomendado pelo "Guardian", e que contou com a participação de 3250 cidadãos.
De acordo com o relatório, cerca de 65% dos ouvintes de “podcasts” prestam atenção à publicidade incluída nestes programas, enquanto apenas 39% faz o mesmo quanto aos anúncios televisivos (39%) e radiofónicos (38%).
Estes altos níveis de atenção, sublinha o estudo, traduzem-se numa maior probabilidade de compra do produto anunciado.
Além disso, cerca de 64% dos inquiridos revelaram que a publicidade em “podcast” aumenta a percepção de qualidade e de confiança quanto às marcas anunciantes.
Isto acontece, sugere o relatório, porque muitos ouvintes associam o consumo de “podcasts” com o aprofundamento de conhecimentos sobre um determinado tópico.
“Eu gosto de aprender. Assim, mesmo que esteja a educar-me através de ‘podcasts’, que são uma forma de entretenimento, sinto que estou a realizar uma actividade significativa”, afirmou uma participante.
Outra das questões a ter em conta é a relação estabelecida entre os apresentadores dos “podcasts” e os ouvintes.
Março 22
“Os ‘podcasts’ são mais intimistas. É como se o apresentador estivesse a falar, directamente, comigo”, explicou outra das inquiridas.
O estudo do “Guardian” recorda, da mesma forma, que as marcas focadas num público mais jovem são as que mais beneficiam de campanhas publicitárias em “podcast”, uma vez que a idade média dos ouvintes é 37 anos.
Neel Dhanesha, redactor no Nieman Lab, escreveu um artigo que acompanha o processo de criação de um recurso de inteligência artificial que pode vir a ser um “braço direito” para os...
“Embora exista um conjunto crescente de ferramentas e serviços pagos disponíveis que afirmam ser capazes de detectar automaticamente a presença de falsificações geradas por inteligência...
Cinco anos depois de os Repórteres sem Fronteiras (RSF) terem lançado a Journalism Trust Initiative (JTI), a norma internacional para o jornalismo transparente atingiu um marco importante: mais de...
Embora se definam apenas como plataformas tecnológicas, as redes sociais influenciam as opiniões pessoais. Os especialistas em comunicação, como Rasmus Kleis Nielsen, autor do artigo News as a...
De acordo com Carlos Castilho, do Observatório de Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalismo enfrenta, actualmente, dois grandes desafios, nomeadamente,...
Num texto publicado no media-tics, o jornalista Miguel Ormaetxea, reflectiu acerca da receita de publicidade digital dos media, que, em grande parte, fica nas mãos de grandes empresas de tecnologia,...
Num texto publicado na revista ObjETHOS, um dos seus pesquisadores, Raphaelle Batista, reflectiu sobre o papel que o jornalismo teve no Brasil durante 2022, assim como o que deve ser mudado.
Batista...
O Journalism Competition and Preservation Act (JCPA), um projecto de lei que pretendia “fornecer um 'porto seguro' por tempo limitado para algumas organizações de notícias negociarem...
Algumas organizações criaram um novo guia, Dimensions of Difference, para ajudar os jornalistas a entender os seus preconceitos e a cobrir melhor as diferentes comunidades. Este projecto baseia-se...