“Bellingcat” como “site” de informação independente
Em Março de 2012, Eliot Higgins começou um blog sob o pseudónimo de Brown Moses, no qual publicou a sua pesquisa sobre imagens de vídeo da Guerra Civil na Síria. Higgins analisou centenas de pequenos clipes na Internet, localizou-os e examinou todos os pormenores das armas usadas.
Assim, surge Bellingcat um site de informação independente que se considera “The home of the online investigations”. Actualmente, a organização conta com cerca de cem mil seguidores no Facebook e no Twitter.
Aidan White, jornalista há meio século, declarou que “o monopólio da informação está a mudar” e considera que “nunca viu nada igual nos media profissionais tradicionais, descuido e desinteresse, eles não investem na informação, não gastam na investigação, as redacções minguam a cada dia e o bom jornalismo vai desaparecendo nas páginas e nos monitores. O que se está a salvar é o jornalismo independente, em geral voluntário”.
O artigo foi publicado no Observatório da Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém um acordo de parceria.
Outubro 19
Em 2014, a Bellingcat também desenvolveu uma grande investigação, realizada principalmente por voluntários sem financiamento, sobre o MH17 da Malaysia Airlines.
A Bellingcat provou, também, que um vídeo falso retirado de um jogo tinha sido publicado como verdadeiro pela agência Reuters numa reportagem sobre a guerra da Síria e que a “guerra da informação” não está a ser analisada como deveria e que é utilizada para desestabilizar as partes contrárias, como a Europa Ocidental.
Entre outras investigações e desconstruções de imagens falsas, a Bellingcat tem procurado contar a verdade, garantindo evidenciar os factos e explicar como chegaram às suas conclusões.
Um dos seus voluntários, Christiaan Triebert, foi chamado para integrar o The New York Times.
Os comentários e tweets de políticos não têm intimidado os Bellingcats, que continuam a sua prática pela informação e da verdade dos factos.
A agência noticiosa norte-americana Associated Press (AP) disse recentemente que irá avançar para a redução do número de trabalhadores para se adaptar às circunstâncias do mercado, noticiou o...
Num estudo publicado recentemente, dois cientistas europeus exploram a hipótese de que a disseminação de notícias falsas siga os mesmos padrões de contaminação dos vírus nos seres humanos....
Um estudo recente do Pew Research Center revela novos dados sobre o fenómeno dos “news influencers” nos Estados Unidos. Segundo o relatório, dois terços destes influenciadores são homens e a...
Embora se definam apenas como plataformas tecnológicas, as redes sociais influenciam as opiniões pessoais. Os especialistas em comunicação, como Rasmus Kleis Nielsen, autor do artigo News as a...
De acordo com Carlos Castilho, do Observatório de Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalismo enfrenta, actualmente, dois grandes desafios, nomeadamente,...
Num texto publicado no media-tics, o jornalista Miguel Ormaetxea, reflectiu acerca da receita de publicidade digital dos media, que, em grande parte, fica nas mãos de grandes empresas de tecnologia,...
Num texto publicado na revista ObjETHOS, um dos seus pesquisadores, Raphaelle Batista, reflectiu sobre o papel que o jornalismo teve no Brasil durante 2022, assim como o que deve ser mudado.
Batista...
O Journalism Competition and Preservation Act (JCPA), um projecto de lei que pretendia “fornecer um 'porto seguro' por tempo limitado para algumas organizações de notícias negociarem...
Algumas organizações criaram um novo guia, Dimensions of Difference, para ajudar os jornalistas a entender os seus preconceitos e a cobrir melhor as diferentes comunidades. Este projecto baseia-se...