O trabalho foi realizado sobre um universo de dez milhões de assinaturas e, numa avaliação sumária, o texto de apresentação, no site da FIPP, declara que “o êxito dos conteúdos pagos exige investimento, uma aplicação inteligente dos dados analisados, boa compreensão do mercado local e alavancagem da ligação emocional à marca”. 

Não há surpresas quanto ao primeiro lugar: The New York Times é o jornal com mais assinaturas pagas na sua edição digital, chegando aos 2,8 milhões, que pagam cerca de 8,66 dólares mensais para acederem às suas notícias. 

Vêm a seguir The Wall Street Journal, com quase 1,39 milhões, pagando 36,99 dólares por mês,  e The Washington Post, com um milhão de assinantes, a 10,83 dólares por mês. 

Em quarto lugar aparece o britânico Financial Times, com 720 mil assinantes, mas no segundo lugar de preço, com o equivalente a 36 dólares americanos; e em quinto o alemão Bild, com quase 390.500 assinantes, a 5,83 dólares americanos. 

Os outros cinco lugares deste Top Ten repartem-se entre mais três jornais britânicos, The Economist, The Guardian e The Times, o sueco Aftonbladet e o francês Le Monde, por esta ordem. Só os dois primeiros chegam ou passam acima do patamar dos 300 mil assinantes. 

Segundo Media-tics, que aqui citamos, “o primeiro diário ibero-americano é o brasileiro Folha de São Paulo, no 12º posto graças aos seus 150 mil assinantes, que pagam cerca de 12,80 dólares por mês. O argentino Clarín está no 18º posto, com 100 mil assinantes, à razão de 3,65 dólares por mês, e La Nación no 24º, com 82 mil e um custo de cerca de 4,92 dólares”. 

“A presença ibero-americana [nesta recolha dos primeiros 45] fecha com o espanhol elDiario.es, no 40º posto. Passa acima dos 20.500 assinantes, que pagam cerca de 5,85 dólares mensais. Este diário digital é gratuito, mas o pagamento permite omitir a publicidade e aceder a vantagens para os ‘sócios’  - como chama aos seus assinantes.” (...) 

O artigo citado, em Media-tics, e a notícia no site da FIPP, cujas imagens aqui incluimos. 
O relatório em PDF