Aumentam assinaturas digitais dos jornais de referência

No quadro apresentado pelo portal Statista.com, aqui citado em artigo do Media-tics, o diário que aparece em primeira posição de destaque é The New York Times, com uma subida de 47%, tendo ganho 276 mil novos assinantes só no último trimestre do ano findo. O aumento total, de 2016 para 2017, trouxe mais meio milhão de assinantes à sua edição digital. Não é mau para o failing NYT, como é designado nos tweets provenientes da Casa Branca.
Em percentagens, The Wall Sreet Journal e The Financial Times sobem, respectivamente, 30% e 15%.
Os dois grandes grupos mencionados têm marcas ainda mais altas, mas faltaria identificar a sua pertença exacta a que títulos. O grupo Gannett, que regista uma subida de assinaturas de 62%, detém, entre outros, USA Today, USA Weekend e The Arizona Republic. O grupo Tronc, que subiu 82%, é conhecido pelo Chicago Tribune e Los Angeles Times, mas possui também outros títulos.
Segundo o artigo de Media-tics, que aqui citamos, “na era das fakenews, os cidadãos deram-se conta de que devem mostrar apoio àquelas organizações que lhes permitem ficar a salvo das mentiras. Os media tradicionais são os escolhidos, na hora de se informarem, e vêem como chega, por fim, o financiamento que procuravam junto dos seus leitores”.
Mais informação em Media-tics e no portal Statista