As “newsletters” como projecto alternativo de informação
Com a alteração do modelo de negócio dos “media”, as “newsletters” assumiram um papel de destaque no panorama mediático, enquanto novo formato informativo, com a capacidade de conquistar subscritores.
Contudo, considerou o“Laboratorio de Periodismo”,as “newsletters” podem ser utilizadas para outro tipo de projectos noticiosos e criativos, que ajudem jornalistas e artistas a assegurar a sua sustentabilidade financeira.
A título de exemplo, estes produtos de “e-mail” são ideais para a serialização de um livro, reproduzindo, digitalmente, alguns projectos editoriais do século XIX.
É de recordar, neste âmbito, que a maioria das obras de Charles Dickens foram publicadas em parcelas mensais ou semanais, em periódicos como “Master Humphrey 's Clock” e “Household Words”, sendo, posteriormente, reimpressos em livros.
Os escritores podem, agora, partilhar o seu trabalho de forma semelhante, embora recorrendo às ferramentas oferecidas pelo mundo digital.
O “Laboratorio de Periodismo” propõe, ainda, a criação de um “Clube do Livro”. Isto é: todos os meses, o autor da “newsletter” seleccionaria um título diferente, propondo aos seus subscritores que o lessem, e enviassem as suas opiniões.
Existem já, algumas iniciativas do género, tais como o “Orchard Street Reading Society”, focado em livros de autores de Nova Iorque, ou que incorporem eventos daquela cidade. Já o “Book Club by Numlock” , permite que os subscritores seleccionem os próximos títulos a serem analisados, a partir de uma lista de sugestões.
Abril 22
As “newsletters” podem, ainda, ser utilizadas para partilhar conteúdos educativos. É esse o caso da “Story Club” , do escritor e professor George Saunders , que explora a redacção criativa, com recurso a um fórum interactivo.
Além disso, começaram a aparecer “newsletters” de conselhos, sobre uma grande variedade de temas, desde beleza à parentalidade.
Por fim, o “Laboratorio de Periodismo” sugere a criação de jogos e quebra-cabeças. Um exemplo disso mesmo é o “Three's a party” , que oferece um ‘quiz’ diário sobre música.
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