Artista croata vence Grande Prémio do 20º PortoCartoon

Ao mesmo tempo, a edição deste ano contemplou dois Prémios Especiais de Caricatura, centrados em duas grandes figuras de relevo mundial: Amália Rodrigues e Woody Allen.
Os vencedores foram, respetivamente, António Santos – Santiagu e Pedro Silva, ambos artistas portugueses. Santiagu já tinha arrecadado o 1.º lugar no Prémio Especial de Caricatura dedicado a António Guterres, no PortoCartoon 2017, repetindo o feito este ano com a sua abordagem da fadista Amália Rodrigues.
Trata-se da primeira vez que dois artistas portugueses conquistam o 1º lugar nos Prémios Especiais de Caricatura do PortoCartoon, iniciados em 2013. Nesta mesma categoria, o 3º lugar foi atribuído ao trabalho dos portugueses Aurélio Mesquita, no Prémio Amália, e Pedro Ribeiro Ferreira no Prémio Woody.
O cartoonista brasileiro veterano Paulo Caruso obteve o 2.º lugar no Prémio Especial de Caricatura sobre Woody Allen. O espanhol Matias Montedoro conquistou o 2.º lugar no PEC Amália.
O júri internacional atribuiu, ainda, mais 20 Menções Honrosas a artistas de países muito diferentes.
Em apreciação estiveram cerca de 2500 obras, de 550 artistas, oriundos de cerca de 80 países distintos.
Irão, Turquia, Brasil e Roménia foram os países com maior representação, seguidos de Portugal, na 5.ª posição.
O Júri internacional do 20º PortoCartoon teve como patrono Georges Wolinski – cartoonista do Charlie Hebdo assassinado em 2015, em Paris, e que durante uma década tinha sido presidente do Júri.
O júri foi integrado, este ano, pelas seguintes personalidades: Bernard Bouton (presidente da FECO), Francisco Ferreira (Presidente da Associação Zero), Luiz Humberto Marcos (diretor do Museu Nacional da Imprensa), Roberto Merino (encenador), Xaquín Marín (fundador do Museo de Humor de Fene, Espanha) e António Campos (representante da Fundação Amália Rodrigues).
Os vencedores do 20º PortoCartoon receberão, oportunamente, os prémios correspondentes, com troféus desenhados por Siza Vieira.