Aposta desportiva do “NYT” pode prejudicar jornalismo local
O “New York Times” iniciou uma nova aposta no âmbito das notícias locais, que poderá prejudicar os títulos que se dedicam, exclusivamente, à imprensa comunitária.
Conforme recordou Aron Pilhofer num artigo publicado na plataforma “Medium”, o “NYT” adquiriu, recentemente, a plataforma digital “The Atlantic”, um projecto que se destaca pela cobertura noticiosa de mais de 270 modalidades, em 42 regiões do mundo.
Assim, ao começar a distribuir estes conteúdos para a sua audiência global, o “New York Times” vai entrar em concorrência directa com os jornais que cobrem desporto local, o que representa um cenário potencialmente nefasto para a sustentabilidade financeira destes títulos.
De acordo com o autor, os efeitos poderão reflectir-se tanto a nível da circulação, como nas receitas publicitárias.
No que diz respeito à circulação, é provável que o “NYT” consiga captar as audiências de pequenos jornais locais, que se distinguiam, até agora, pela cobertura de eventos desportivos escolares e universitários.
Quanto às receitas publicitárias, é expectável que, ao contar com milhões de leitores diários, o “NYT” conquiste novos patrocinadores, prejudicando potenciais investimentos em publicações locais.
Além disso, continuou o autor, espera-se que o jornal nova-iorquino queira reforçar a sua aposta em publicidade, para que a compra do “Athletic” se transforme numa operação lucrativa.
Janeiro 22
Ademais, Pilhofer diz não ter dúvidas de que o “NYT” conseguirá adaptar-se, facilmente, a este novo modelo de cobertura de eventos desportivos, através de gráficos e imagens cativantes, que chamarão a atenção de novas audiências.
Desta forma, fica por saber se os jornais locais conseguirão, com a mesma facilidade, sobreviver a este cenário disruptivo.
A agência noticiosa norte-americana Associated Press (AP) disse recentemente que irá avançar para a redução do número de trabalhadores para se adaptar às circunstâncias do mercado, noticiou o...
Num estudo publicado recentemente, dois cientistas europeus exploram a hipótese de que a disseminação de notícias falsas siga os mesmos padrões de contaminação dos vírus nos seres humanos....
Um estudo recente do Pew Research Center revela novos dados sobre o fenómeno dos “news influencers” nos Estados Unidos. Segundo o relatório, dois terços destes influenciadores são homens e a...
Embora se definam apenas como plataformas tecnológicas, as redes sociais influenciam as opiniões pessoais. Os especialistas em comunicação, como Rasmus Kleis Nielsen, autor do artigo News as a...
De acordo com Carlos Castilho, do Observatório de Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalismo enfrenta, actualmente, dois grandes desafios, nomeadamente,...
Num texto publicado no media-tics, o jornalista Miguel Ormaetxea, reflectiu acerca da receita de publicidade digital dos media, que, em grande parte, fica nas mãos de grandes empresas de tecnologia,...
Num texto publicado na revista ObjETHOS, um dos seus pesquisadores, Raphaelle Batista, reflectiu sobre o papel que o jornalismo teve no Brasil durante 2022, assim como o que deve ser mudado.
Batista...
O Journalism Competition and Preservation Act (JCPA), um projecto de lei que pretendia “fornecer um 'porto seguro' por tempo limitado para algumas organizações de notícias negociarem...
Algumas organizações criaram um novo guia, Dimensions of Difference, para ajudar os jornalistas a entender os seus preconceitos e a cobrir melhor as diferentes comunidades. Este projecto baseia-se...