Aposta desportiva do “NYT” pode prejudicar jornalismo local
O “New York Times” iniciou uma nova aposta no âmbito das notícias locais, que poderá prejudicar os títulos que se dedicam, exclusivamente, à imprensa comunitária.
Conforme recordou Aron Pilhofer num artigo publicado na plataforma “Medium”, o “NYT” adquiriu, recentemente, a plataforma digital “The Atlantic”, um projecto que se destaca pela cobertura noticiosa de mais de 270 modalidades, em 42 regiões do mundo.
Assim, ao começar a distribuir estes conteúdos para a sua audiência global, o “New York Times” vai entrar em concorrência directa com os jornais que cobrem desporto local, o que representa um cenário potencialmente nefasto para a sustentabilidade financeira destes títulos.
De acordo com o autor, os efeitos poderão reflectir-se tanto a nível da circulação, como nas receitas publicitárias.
No que diz respeito à circulação, é provável que o “NYT” consiga captar as audiências de pequenos jornais locais, que se distinguiam, até agora, pela cobertura de eventos desportivos escolares e universitários.
Quanto às receitas publicitárias, é expectável que, ao contar com milhões de leitores diários, o “NYT” conquiste novos patrocinadores, prejudicando potenciais investimentos em publicações locais.
Além disso, continuou o autor, espera-se que o jornal nova-iorquino queira reforçar a sua aposta em publicidade, para que a compra do “Athletic” se transforme numa operação lucrativa.
Janeiro 22
Ademais, Pilhofer diz não ter dúvidas de que o “NYT” conseguirá adaptar-se, facilmente, a este novo modelo de cobertura de eventos desportivos, através de gráficos e imagens cativantes, que chamarão a atenção de novas audiências.
Desta forma, fica por saber se os jornais locais conseguirão, com a mesma facilidade, sobreviver a este cenário disruptivo.
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