Foi em Coimbra que Lobo Xavier obteve a licenciatura em Direito, fez o mestrado em Ciências Jurídico-Económicas e onde  iniciou, em 1983, a sua carreira como assistente da sua  Faculdade, onde se manteve até 1994. Desde então dedicou-se, exclusivamente, à advocacia e à administração de empresas, que concilia com a actividade de analista político.

Foi sócio de várias sociedades de advogados e  reconhecido pela Ordem dos Advogados como especialista em Direito Fiscal.

Também faz parte dos órgãos de outras instituições particulares com fins públicos, sendo vogal da direcção da Associação Comercial do Porto e dos conselhos de administração da Fundação de Serralves e da Fundação Belmiro de Azevedo.

Foi membro do Conselho Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscais, colaborador da Comissão de Reforma Fiscal e presidente da Comissão de Reforma Fiscal em 2012.

Eleito deputado à Assembleia da República, em 1983, 1985, 1987, 1991 e 1995, disputou em 1992 a liderança do CDS a Basílio Horta e Manuel Monteiro, num congresso ganho por este último.

É esta personalidade, que aprecia o rigor e prepara com minúcia as suas intervenções públicas, que teremos connosco ao reatar no Novo Ano o ciclo de jantares-debate no Grémio Literário.