Al Jazeera suspende “Rightly” após contestação interna
A Al Jazeera deixou de criar conteúdos para o “Rightly”, um projecto noticioso focado na actualidade política conservadora norte-americana, de acordo com o “site” “Axios”.
O “Rightly” foi criado no início de 2021, com o objectivo de “oferecer outros pontos de vista, que são omitidos pelos ‘media’”, e de “criar um espaço para facilitar os debates entre estes indivíduos", conforme indicava um comunicado emitido à época.
Este projecto foi, contudo, contestado por diversos colaboradores da Al Jazeera, por considerarem que esta iniciativa seria “prejudicial para a reputação” daquele canal televisivo, sediado no Qatar.
Numa carta aberta enviada à direcção da Al Jazeera, alguns dos colaboradores do canal, incluindo produtores executivos, apresentadores e correspondentes, afirmaram: “Os ‘media’ nos Estados Unidos já são polarizados e a introdução do ‘Rightly’ irá aprofundar este problema”.
“Aqueles de nós que trabalham nos Estados Unidos já enfrentam diversos desafios, e as nossas funções serão dificultadas caso sejamos associados à promoção de uma determinada ideologia”.“O nosso ponto de vista não tem a ver com política, com a direita e a esquerda, ou com a diversidade de perspectivas. Prende-se, sim, com a nossa missão enquanto jornalistas, e com a continuidade da missão moral da Al Jazeera, em dar voz aos marginalizados, às suas comunidades e às suas histórias. O ‘Rightly’ representa uma traição desses objectivos”.
Janeiro 22
Por sua vez, o vice-presidente de desenvolvimento e crescimento da Al Jazeera, Michael Weaver, disse que o canal está, ainda, a avaliar a viabilidade de continuar a produzir conteúdos para a “Rightly”.
“Estamos, constantemente, a avaliar tudo aquilo que emitimos”, disse, sem especificar possibilidades de produtos futuros para aquela marca.
Num artigo publicado no Instituto Poynter, o media business analyst Rick Edmonds explica que se propôs a um exercício: verificar se os desertos de notícias, cidades que já não têm cobertura...
A directora executiva da BBC News, Deborah Turness, afirma que o alcance da empresa tem estado a “desafiar a gravidade” e que, por isso, a tecnologia deve ser usada para “apoiar e acelerar o...
O Relatório sobre a Liberdade de Imprensa na Europa 2024: Confronting Political Pressure, Disinformation and the Erosion of Media Independence, que promove a protecção do jornalismo e a segurança...
Embora se definam apenas como plataformas tecnológicas, as redes sociais influenciam as opiniões pessoais. Os especialistas em comunicação, como Rasmus Kleis Nielsen, autor do artigo News as a...
De acordo com Carlos Castilho, do Observatório de Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalismo enfrenta, actualmente, dois grandes desafios, nomeadamente,...
Num texto publicado no media-tics, o jornalista Miguel Ormaetxea, reflectiu acerca da receita de publicidade digital dos media, que, em grande parte, fica nas mãos de grandes empresas de tecnologia,...
Num texto publicado na revista ObjETHOS, um dos seus pesquisadores, Raphaelle Batista, reflectiu sobre o papel que o jornalismo teve no Brasil durante 2022, assim como o que deve ser mudado.
Batista...
O Journalism Competition and Preservation Act (JCPA), um projecto de lei que pretendia “fornecer um 'porto seguro' por tempo limitado para algumas organizações de notícias negociarem...
Algumas organizações criaram um novo guia, Dimensions of Difference, para ajudar os jornalistas a entender os seus preconceitos e a cobrir melhor as diferentes comunidades. Este projecto baseia-se...