Agência brasileira especializada apoia jornalistas em ciência
O jornalismo científico tem-se mostrado crucial para esclarecer a população sobre a pandemia e sobre as medidas de segurança a serem adoptadas.
Como tal, as agências de comunicação de saúde têm vindo a ganhar destaque, já que ajudam os profissionais dos “media” a reportar sobre o vírus, fornecendo-lhes acesso a documentos e a relatórios fidedignos.
É esse o caso da empresa brasileira Bori, que tem registado uma adesão crescente, agora que a imprensa procura manter-se a par da actualidade no mundo da ciências. A agência, lançada no final de Fevereiro, já estabeleceu parcerias com cerca de 900 jornalistas, e com algumas empresas de relações públicas.
Contudo, a maioria desses profissionais colabora com publicações nacionais e a imprensa local ainda tem pouca expressão, afirmaram os responsáveis Sabine Righetti, Ana Paula Morales e Ricardo Tanaka, num artigo publicado no “Observatório da Imprensa”, associação com a qual o CPI mantém um acordo de parceria.
Julho 20
O material de apoio conta, também, com os contactos de mais de 400 cientistas brasileiros, de diversas áreas do conhecimento, que estão preparados para responder às questões da imprensa.
Estes profissionais dão entrevistas sobre o novo vírus, a evolução dos casos de Covid-19, saúde mental, impactos na economia e educação em casa.
Assim, a coordenação do projecto tem como actual objectivo conquistar a imprensa local, para que seja passada informação personalizada a cada comunidade e para que o jornalismo científico chegue a “todos os cantos do país”.
No Reino Unido, o aparecimento de um novo jornal chamado “The Light” tem gerado acesa controvérsia. A polémica envolta neste novo jornal é agora analisada num artigo publicado no Columbia...
Nas semanas que se seguiram a 7 de outubro, quando o Hamas atacou civis israelitas, e durante os bombardeamentos à Faixa de Gaza que se seguiram, as pessoas nas redes sociais queixaram-se de que as...
Poder-se-ia pensar que a função dos jornalistas é contar o que está a acontecer ou o que aconteceu e não sobre o futuro, mas tal não é verdade. Num artigo publicado nos “Cuadernos de...
Embora se definam apenas como plataformas tecnológicas, as redes sociais influenciam as opiniões pessoais. Os especialistas em comunicação, como Rasmus Kleis Nielsen, autor do artigo News as a...
De acordo com Carlos Castilho, do Observatório de Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalismo enfrenta, actualmente, dois grandes desafios, nomeadamente,...
Num texto publicado no media-tics, o jornalista Miguel Ormaetxea, reflectiu acerca da receita de publicidade digital dos media, que, em grande parte, fica nas mãos de grandes empresas de tecnologia,...
Num texto publicado na revista ObjETHOS, um dos seus pesquisadores, Raphaelle Batista, reflectiu sobre o papel que o jornalismo teve no Brasil durante 2022, assim como o que deve ser mudado.
Batista...
O Journalism Competition and Preservation Act (JCPA), um projecto de lei que pretendia “fornecer um 'porto seguro' por tempo limitado para algumas organizações de notícias negociarem...
Algumas organizações criaram um novo guia, Dimensions of Difference, para ajudar os jornalistas a entender os seus preconceitos e a cobrir melhor as diferentes comunidades. Este projecto baseia-se...