Agência brasileira especializada apoia jornalistas em ciência
O jornalismo científico tem-se mostrado crucial para esclarecer a população sobre a pandemia e sobre as medidas de segurança a serem adoptadas.
Como tal, as agências de comunicação de saúde têm vindo a ganhar destaque, já que ajudam os profissionais dos “media” a reportar sobre o vírus, fornecendo-lhes acesso a documentos e a relatórios fidedignos.
É esse o caso da empresa brasileira Bori, que tem registado uma adesão crescente, agora que a imprensa procura manter-se a par da actualidade no mundo da ciências. A agência, lançada no final de Fevereiro, já estabeleceu parcerias com cerca de 900 jornalistas, e com algumas empresas de relações públicas.
Contudo, a maioria desses profissionais colabora com publicações nacionais e a imprensa local ainda tem pouca expressão, afirmaram os responsáveis Sabine Righetti, Ana Paula Morales e Ricardo Tanaka, num artigo publicado no “Observatório da Imprensa”, associação com a qual o CPI mantém um acordo de parceria.
Julho 20
O material de apoio conta, também, com os contactos de mais de 400 cientistas brasileiros, de diversas áreas do conhecimento, que estão preparados para responder às questões da imprensa.
Estes profissionais dão entrevistas sobre o novo vírus, a evolução dos casos de Covid-19, saúde mental, impactos na economia e educação em casa.
Assim, a coordenação do projecto tem como actual objectivo conquistar a imprensa local, para que seja passada informação personalizada a cada comunidade e para que o jornalismo científico chegue a “todos os cantos do país”.
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