É por este ponto que começa a síntese do referido estudo. Segundo o Expresso, “é a Internet móvel que tem o papel principal na revolução dos hábitos de consumo em curso. Este ano, o Media Consumption Forecasts aponta para um crescimento de 27,7%, neste segmento. Uma força que só por si contribui para um incremento do consumo geral de media em 1,4%. Na verdade, as conclusões da pesquisa antecipam uma queda de 3,4% de todos os outros, designadamente a Internet através de desktops”.

O texto original, para que remetemos a seguir, conta que “o consumo da Internet em computador fixo cresceu rapidamente nos primeiros anos desta década, chegando aos 52 minutos por dia em 2014, quando era de 36 minutos por dia em 2010. Mas o consumo nos fixos está agora em declínio, à medida que os utentes mudam para aparelhos móveis. Em 2015, os móveis ultrapassaram os fixos como o principal meio de aceder à Internet, e este ano prevemos que as pessoas em todo o mundo vão passar uma média de 86 minutos por dia usando a Internet móvel, comparados com os 36 na Internet fixa. Isto significa que 71% do consumo de Internet passará a ser por via móvel”. (...)

“A tecnologia móvel está a transformar a forma como as pessoas consomem media em todo o mundo e está, aliás, a fazer expandir esse consumo”, diz Jonathan Barnard, o responsável da Zenith pelo estudo, “o que vem trazer a oportunidade aos media tradicionais de alcançar pessoas e lugares a que não tinham anteriormente acesso e permite aos consumidores encontrar novas formas de chegar aos conteúdos.” O relatório Media Consumption Forecasts vai na segunda edição anual e é elaborado a partir de um total de 71 países. 

 Mais informação no relatório original. Imagem reproduzida do Expresso online