A relevância das fontes de informação no contexto editorial brasileiro
Em vésperas de eleições presidenciais brasileiras, é essencial que os jornalistas reflictam sobre a importância das fontes, e sobre a necessidade de alterar a agência noticiosa, perante um país que está a enfrentar grandes mudanças, considerou Carlos Wagner num artigo publicado no “Observatório da Imprensa”, com o qual o CPI mantém um acordo de parceria.
Conforme apontou Wagner, por norma, as redacções tendem a confiar numa lista restrita de fontes de informação, que oferecem dados exclusivos sobre temas de relevância pública, e que apresentam conhecimentos especializados acerca de determinadas áreas do saber.
Esta lista, continuou o autor, costuma manter-se inalterada durante vários anos, uma vez que os jornalistas sabem que podem contar com aqueles contactos, sem ter de perder muito tempo com a análise de factos.
No entanto, considerou Wagner, é urgente que os jornalistas abandonem esta prática, e que comecem a procurar novas fontes, uma vez que o mundo está em constante mudança, e que os leitores procuram jornais que lhes expliquem, ao pormenor, aquilo que está a acontecer à sua volta.
Isto é especialmente urgente nas eleições presidenciais brasileiras, agendadas para 2 de Outubro, defende o articulista, uma vez que a disputa entre os dois principais candidatos – Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva – será travada através da imprensa e das redes sociais.
Por isso mesmo, Wagner convida os jornalistas a fazerem uma reflexão “sobre a agenda das fontes”, e a terem em conta as “mudanças brutais que aconteceram no exercício da profissão”.
Junho 22
Até porque, sublinhou o autor, os factos misturam-se, agora, com a ficção, pelo que os jornalistas necessitam de contar com novos especialistas, que os ajudem a verificar as informações de forma exacta.
Além disso, conclui Wagner, em contexto eleitoral, os colaboradores dos “media” devem estar preparados para esclarecer todas as dúvidas dos cidadãos, ajudando-os a adaptarem-se a qualquer resultado ou nova realidade. E as fontes credíveis podem ajudá-los a fazer isso mesmo.
Os vídeos de animação e grafismo digital parecem ter efeitos benéficos na apreensão da informação noticiosa por parte do público. Quem o diz é Mike Beaudet, repórter de investigação e...
A empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity começou a partilhar as receitas da publicidade com as organizações de media suas parceiras, noticia a Press Gazette. O anúncio de que esta...
O verdadeiro negócio das redes sociais não são os serviços de envio e recepção de mensagens, partilha de informações e participação em fóruns que as plataformas disponibilizam aos seus...
Embora se definam apenas como plataformas tecnológicas, as redes sociais influenciam as opiniões pessoais. Os especialistas em comunicação, como Rasmus Kleis Nielsen, autor do artigo News as a...
De acordo com Carlos Castilho, do Observatório de Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalismo enfrenta, actualmente, dois grandes desafios, nomeadamente,...
Num texto publicado no media-tics, o jornalista Miguel Ormaetxea, reflectiu acerca da receita de publicidade digital dos media, que, em grande parte, fica nas mãos de grandes empresas de tecnologia,...
Num texto publicado na revista ObjETHOS, um dos seus pesquisadores, Raphaelle Batista, reflectiu sobre o papel que o jornalismo teve no Brasil durante 2022, assim como o que deve ser mudado.
Batista...
O Journalism Competition and Preservation Act (JCPA), um projecto de lei que pretendia “fornecer um 'porto seguro' por tempo limitado para algumas organizações de notícias negociarem...
Algumas organizações criaram um novo guia, Dimensions of Difference, para ajudar os jornalistas a entender os seus preconceitos e a cobrir melhor as diferentes comunidades. Este projecto baseia-se...