A pandemia ocupou o principal relevo nos “media” americanos em 2020
Os últimos 12 meses foram marcados por diversos acontecimentos de interesse público, acompanhados, atentamente, por cidadãos de todo o mundo.
De acordo com uma lista da Chartbeat, adaptada por Rick Edmonds num artigo publicado no “site” do instituto “Poynter”, os temas mais consultados “online” relacionam-se, sem grande surpresa, com a pandemia e com questões políticas.
Como tal, o artigo mais visitado pertence à plataforma “Politico”, que revelou a opinião de 34 especialistas, sobre os efeitos do coronavírus na vida em sociedade.
“A receita secreta do ‘Politico” é revelar dados exclusivos aos leitores”, declarou o editor-executivo do título, Matt Kaminski. “Ser o 'primeiro' significa vencer o “concurso” (...) e liderar correntes de pensamento”.
Neste contexto, Steve Heuser, que edita a “Politico Magazine”, acrescentou que a publicação queria partilhar uma visão abrangente. "Optámos por uma peça com a participação de vários autores. Este é um formato que utilizamos para grandes eventos, que nos permite avançar muito rapidamente, e dar a conhecer diversos pontos de vista”.
Dezembro 20
Por outro lado, o jornalismo de investigação mereceu destaque. O “Los Angeles Times” distinguiu-se por partilhar as causas do desastre de helicóptero que vitimou o basquetebolista Kobe Bryant, e a “New York” teve milhões de visitantes numa história sobre roubo de identidade de uma “supermodelo”.
Em resposta a um “e-mail” de Rick Emonds, o editor da “New York”, David Haskell, revelou que a audiência registada por esta história foi, em parte, previsível.
“Quando olhei para os resultados, achei que era uma lista gratificante, divertida, por vezes previsível e, por outras, algo confusa. É também um reflexo bastante preciso da amplitude, profundidade, ambição e perspectiva da revista durante este ano histórico”.
"Publicámos diversas histórias de que me orgulho, mas que não foram consideradas populares. Ainda assim, os nossos leitores demonstraram que confiam em nós, pela nossa capacidade informativa, e por os fazermos ‘viajar’”.
Num artigo publicado no Instituto Poynter, o media business analyst Rick Edmonds explica que se propôs a um exercício: verificar se os desertos de notícias, cidades que já não têm cobertura...
A directora executiva da BBC News, Deborah Turness, afirma que o alcance da empresa tem estado a “desafiar a gravidade” e que, por isso, a tecnologia deve ser usada para “apoiar e acelerar o...
O Relatório sobre a Liberdade de Imprensa na Europa 2024: Confronting Political Pressure, Disinformation and the Erosion of Media Independence, que promove a protecção do jornalismo e a segurança...
Embora se definam apenas como plataformas tecnológicas, as redes sociais influenciam as opiniões pessoais. Os especialistas em comunicação, como Rasmus Kleis Nielsen, autor do artigo News as a...
De acordo com Carlos Castilho, do Observatório de Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalismo enfrenta, actualmente, dois grandes desafios, nomeadamente,...
Num texto publicado no media-tics, o jornalista Miguel Ormaetxea, reflectiu acerca da receita de publicidade digital dos media, que, em grande parte, fica nas mãos de grandes empresas de tecnologia,...
Num texto publicado na revista ObjETHOS, um dos seus pesquisadores, Raphaelle Batista, reflectiu sobre o papel que o jornalismo teve no Brasil durante 2022, assim como o que deve ser mudado.
Batista...
O Journalism Competition and Preservation Act (JCPA), um projecto de lei que pretendia “fornecer um 'porto seguro' por tempo limitado para algumas organizações de notícias negociarem...
Algumas organizações criaram um novo guia, Dimensions of Difference, para ajudar os jornalistas a entender os seus preconceitos e a cobrir melhor as diferentes comunidades. Este projecto baseia-se...