A objectividade e a transparência constroem jornalismo credível
Numa altura em que a credibilidade dos “media” é, constantemente, questionada, tornou-se essencial que os jornalistas se comprometam com a objectividade, com a verificação dos factos e com a transparência.
Isto é, pelo menos, o que oensam de Nemesio Rodríguez, -- director da Associação de Imprensa de Madrid, com a qual o CPI mantém um acordo de parceria -- José Francisco Serrano Oceja, -- arquivista bibliotecário da APM -- e Javier Mayoral, professor na Universidade Complutense de Madrid.
Os profissionais chegaram a esta conclusão num debate “online” promovido, a 18 de Novembro, pela Universidade Rey Juan Carlos (URJC). A conversa baseou-se no livro “Os elementos do Jornalismo”, dos jornalistas Bill Kovach e Tom Rosenstiel.
Neste contexto, Nemesio Rodríguez afirmou que "a objectividade nasceu ligada à necessidade de verificação, que é a chave do combate à desinformação”.
Da mesma forma, José Francisco Serrano Oceja apelou aos jornalistas que "nunca acrescentem informação falsa, nunca enganem o leitor, sejam o mais transparentes possível sobre os vossos métodos e motivos, confiem nas vossas próprias investigações e façam uma profissão de humildade".
Novembro 20
Finalmente, Javier Mayoral reconheceu que, desde o início, o termo objectividade "conduz a uma batalha que se perde de antemão", dada a impossibilidade de a alcançar na totalidade. No entanto, "a objectividade do jornalismo não tem a ver com a subjectividade do jornalista, mas sim com o processo e método do seu trabalho".
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