A notícia como “gatilho” da comunicação na era digital
Com a entrada na era tecnológica, as notícias deixaram de ser exclusivas dos jornais, rádio ou televisão e passaram a ser partilhadas, em alta velocidade, através da internet, chegando, em poucos segundos, a milhares de leitores.
De acordo com alguns especialistas em “media”, este fenómeno pode ser apelidado de “Comunicação Baseada em Notícias”(News-based Communication, no jargão inglês).
Segundo recordou Carlos Castilho num artigo publicado no “Observatório da Imprensa” -- associação com a qual o CPI mantém um acordo de parceria -- a “Comunicação Baseada em Notícias” caracteriza-se, sobretudo, pela alteração do papel do jornalismo no panorama social: a notícia deixou de ser tratada como um produto comercial e passou a ser considerada um “motivador de conhecimento”.
Ou seja, ao recebermos notícias através das redes sociais, somos confrontados com os nossos medos, dúvidas e inseguranças. Logo, somos incentivados a satisfazer a nossa curiosidade, e a reflectir sobre o que acabámos de ler.
A notícia passou, portanto, a funcionar como um “íman” da atenção individual e como “gatilho” do processo de transformação de um “dado bruto” em conhecimento pessoal. Este mecanismo mental não é novo, mas verifica-se, agora, em maior intensidade, amplitude e diversidade.
Outubro 20
Neste contexto, registou-se, igualmente, um salto quantitativo, que conduziu a uma mudança qualitativa na relação entre os cidadãos, que passaram a influenciar-se mutuamente.
Até agora ,a tecnologia era apenas um “ajudante” dos “media” , mas a partir do crescimento exponencial do número de “robots” e algoritmos eletrónicos, a sua influência no processo da comunicação social passou a ser enorme. Tão grande que começou a gerar mudanças sociais e económicas.
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