A necessidade de reinventar os “media” para sobreviverem à pandemia
A pandemia veio alterar o modelo tradicional dos “media”, deixando patente que, de forma a sobreviverem, os meios de comunicação social têm de reinventar-se, reiterou Miguel Ormaetxea num artigo publicado no “site” “Media-tics”.
Isto porque, segundo recorda o autor, o investimento em publicidade caiu, em todos os meios de comunicação, durante o primeiro semestre de 2020.
Alguns jornais centenários, que tinham a publicidade como principal fonte de receitas, foram forçados a encerrar as portas. A título de exemplo, "El Telégrafo", um jornal com 136 anos de existência, fechou.
Por outro lado, os jornais que decidiram actualizar o seu “modus operandi” estão a prosperar.
A tecnologia tornou-se essencial: Inteligência Artificial para a gestão de dados, cadeia de bloqueio para gerir cooperativas de criadores de conteúdos, “robots” que escrevem de forma imparável, Realidade Virtual, etc.
Setembro 20
A nova CEO do “New York Times”, Meredith Kopit Levien, declarou, mesmo, que “a engenharia é agora a segunda maior área no ‘NYT’, atrás, apenas, do jornalismo”.
Contudo, os modelos de negócio datados não são o único problema; as redes sociais são verdadeiras centrais de desinformação.
Como tal, a União Europeia quer incentivar a pluralidade nas redes sociais, de forma a garantir que, numa era em que estamos mais conectados do que nunca, deixe de haver desinformação.
Os vídeos de animação e grafismo digital parecem ter efeitos benéficos na apreensão da informação noticiosa por parte do público. Quem o diz é Mike Beaudet, repórter de investigação e...
A empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity começou a partilhar as receitas da publicidade com as organizações de media suas parceiras, noticia a Press Gazette. O anúncio de que esta...
O verdadeiro negócio das redes sociais não são os serviços de envio e recepção de mensagens, partilha de informações e participação em fóruns que as plataformas disponibilizam aos seus...
Embora se definam apenas como plataformas tecnológicas, as redes sociais influenciam as opiniões pessoais. Os especialistas em comunicação, como Rasmus Kleis Nielsen, autor do artigo News as a...
De acordo com Carlos Castilho, do Observatório de Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalismo enfrenta, actualmente, dois grandes desafios, nomeadamente,...
Num texto publicado no media-tics, o jornalista Miguel Ormaetxea, reflectiu acerca da receita de publicidade digital dos media, que, em grande parte, fica nas mãos de grandes empresas de tecnologia,...
Num texto publicado na revista ObjETHOS, um dos seus pesquisadores, Raphaelle Batista, reflectiu sobre o papel que o jornalismo teve no Brasil durante 2022, assim como o que deve ser mudado.
Batista...
O Journalism Competition and Preservation Act (JCPA), um projecto de lei que pretendia “fornecer um 'porto seguro' por tempo limitado para algumas organizações de notícias negociarem...
Algumas organizações criaram um novo guia, Dimensions of Difference, para ajudar os jornalistas a entender os seus preconceitos e a cobrir melhor as diferentes comunidades. Este projecto baseia-se...