A jornalista “freelancer” Marie Le Conte lançou uma nova “newsletter” dedicada à capital do Reino Unido, com o objectivo de “recuperar a magia da vida londrina”, e de criar conteúdo para os “cidadãos normais”.
Chama-se “The Roost” e promete uma cobertura de qualidade sobre os principais eventos de Londres, de forma a tornar-se uma publicação de referência para aqueles que querem receber informações, mas têm dificuldade em destrinçar a grande quantidade de conteúdos disponíveis “online”.
Em entrevista à “Press Gazette”, Marie Le Conte explicou que a ideia para a “newsletter” surgiu no Verão de 2021, na zona de Soho, que passou a ser dominada por passeios pedonais e por esplanadas.
“Achei esta nova configuração muito interessante, porque reescreveu a geografia social de Londres. E eu queria falar sobre isso”, explicou aquela jornalista.
Além disso, continuou Le Conte, “os londrinos ressentem-se do facto de o resto do país não nos dar o relevo que nós achamos que merecemos”.
Por isso, considerou aquela responsável, “podemos fazer um projecto novo, com as nossas próprias ideias, enquanto a imprensa nacional se dedica a tudo o que acontece no país”.
“É verdade que os jornais e as revistas de cariz nacional cobrem os acontecimentos de Londres, mas fazem-no para uma audiência alargada. A ideia do “Roost” é ser uma pequena revista, que só publica quatro peças por mês”.
Junho 22
Como tal, o “Roost” vai começar a partilhar, todas as semanas, um artigo sobre um segmento da cultura londrina, redigido por jornalistas “freelancer”, e editado por Le Conte.
“Adoro Londres com todo o meu coração. Mas não acredito que haja mais de 12 peças mensais de qualidade para escrever sobre a capital”.
Até ao final de Junho, o acesso aos conteúdos do “Roost” será totalmente livre e gratuito. A partir de Julho, metade dos artigos ficarão resguardados de uma “paywall”.
A jornalista brasileira Talita Rosa tem vindo a desenvolver uma estratégia de literacia mediática voltada para idosos, utilizando o WhatsApp como principal ferramenta de...
Num novo artigo para o Observatório da Imprensa do Brasil, parceiro do CPI, Carlos Castilho chama a atenção para o crescente número de notícias e reportagens que abordam...
Embora se definam apenas como plataformas tecnológicas, as redes sociais influenciam as opiniões pessoais. Os especialistas em comunicação, como Rasmus Kleis Nielsen, autor do artigo News as a...
De acordo com Carlos Castilho, do Observatório de Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalismo enfrenta, actualmente, dois grandes desafios, nomeadamente,...
Num texto publicado no media-tics, o jornalista Miguel Ormaetxea, reflectiu acerca da receita de publicidade digital dos media, que, em grande parte, fica nas mãos de grandes empresas de tecnologia,...
Num texto publicado na revista ObjETHOS, um dos seus pesquisadores, Raphaelle Batista, reflectiu sobre o papel que o jornalismo teve no Brasil durante 2022, assim como o que deve ser mudado.
Batista...
O Journalism Competition and Preservation Act (JCPA), um projecto de lei que pretendia “fornecer um 'porto seguro' por tempo limitado para algumas organizações de notícias negociarem...
Algumas organizações criaram um novo guia, Dimensions of Difference, para ajudar os jornalistas a entender os seus preconceitos e a cobrir melhor as diferentes comunidades. Este projecto baseia-se...