Os jornalistas de todo o mundo enfrentam os mesmos problemas de forma semelhante.
A internet alterou o paradigma do jornalismo, fazendo com que saísse da esfera isolada, oferecendo o potencial para aumentar o seu público.
Apesar de a informação se disseminar à velocidade de um clique, o jornalismo continua a ser uma tribo. Todos os ataques e desafios enfrentados pelos jornalistas, têm aproximado os profissionais do sector.
A rápida disseminação da desinformação, alimentada pela tecnologia; o aumento do autoritarismo como resposta ao agravamento da desigualdade; e o crescente medo das mudanças demográficas em países ao redor do mundo, são alterações que trazem constantes desafios.
De todos os desafios, a proliferação da desinformação tem sido fulcral na transformação da realidade jornalística.
No pós-eleições americanas, os jornalistas viram-se obrigados a lidar com factos surpreendentes, entre os quais a circunstância de a Rússia tentar disseminar histórias enganosas, com o objectivo de influenciar as eleições e misturar a informação com as “fake news”.
A desinformação, actualmente, encontra-se espalhada pelo mundo e o jornalismo arrisca-se a ser arrastado para o caos.
O artigo de Kyle Pope aborda a temática no seu artigo publicado no site Columbia Journalism Review.
Novembro 19
O resultado da desinformação, independentemente do local onde tem origem e onde ocorre, é sempre o mesmo – a descredibilização do “jornalismo real”.
O jornalista assassinado Jamal Khashoggi, que era colunista saudita no The Washington Post, contestava o facto de os governos exercerem controlo local através da desinformação e da censura.
Para Pope, todas as ameaças, ataques e detenções de jornalistas são um alerta para a indústria e revelam solidariedade em todos os cantos do mundo.
Os desafios que o jornalismo enfrenta são globais: ameaças à profissão, desaparecimento das notícias locais, toxicidade dos media e uma lenta marcha para a igualdade.
Todas as notícias são locais, mas os desafios são globais, por isso há que superá-los com um esforço global.
Os vídeos de animação e grafismo digital parecem ter efeitos benéficos na apreensão da informação noticiosa por parte do público. Quem o diz é Mike Beaudet, repórter de investigação e...
A empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity começou a partilhar as receitas da publicidade com as organizações de media suas parceiras, noticia a Press Gazette. O anúncio de que esta...
O verdadeiro negócio das redes sociais não são os serviços de envio e recepção de mensagens, partilha de informações e participação em fóruns que as plataformas disponibilizam aos seus...
A maioria dos alunos de jornalismo está pessimista quanto ao seu futuro profissional, considerando que será difícil encontrar um primeiro emprego, e que os salários...
Os primeiros meses da pandemia demonstram-se, particularmente, desafiantes para jornalistas e estudantes de comunicação social, que foram confrontados com um sector em crise, e com...
O formato digital tornou-se essencial para garantir a sustentabilidade dos “media” contemporâneos, já que cada vez mais leitores preferem consumir notícias nos seus...