A Inteligência artificial pode beneficiar o jornalismo

“O relatório mostra que já existem alguns usos imaginativos e eficientes, mas há, também, uma série de desafios, como treino e viés algorítmico. O jornalismo está sob pressão como negócio, mas também está lutando para provar o seu valor num mundo de desinformação e conflito político. A IA não vai resolver todos esses problemas, mas a menos que entendamos melhor, vamos perder uma chance de melhorar a capacidade do jornalismo de prosperar num mundo orientado por dados”.
Muitas redacções continuam a evitar esta tecnologia ou utilizam o IA de forma fraccionada. Algumas apenas agora começam a ver como podem criar estratégias para maximizar a sua eficácia no processo de criação de notícias, desde a recolha, até a produção e distribuição.
“Acho que a melhor comparação é com os estágios iniciais das redes sociais, há cerca de dez anos, quando algumas organizações de notícias estavam apenas a experimentar o Facebook ou o Twitter, enquanto outras entenderam que isso iria eventualmente mudar todo o seu negócio e sistemas editoriais”.
Para o director fundador da Polis, uma das maiores questões em torno da IA para o jornalismo é a falta de recursos para pesquisa e desenvolvimento no sector do jornalismo, sendo que apenas as redações maiores têm recursos humanos e financeiros para adoptar essa tecnologia de forma sistemática.
“Portanto, o perigo é que as pequenas empresas jornalísticas possam ser deixadas para trás. No entanto, há também sinais de que as organizações noticiosas locais e especializadas podem usar a IA para obter uma vantagem comparativa, se se concentrarem nas suas necessidades e objectivos”.
Um dos maiores desafios à adopção da IA, citado pelos entrevistados, é a resistência cultural (24%), incluindo o medo de perder empregos.
É fundamental que não se abondonem os bons valores do jornalismo para usar a nova tecnologia e os inquiridos consideram, também, que é há necessidade de se realizar um investimento maciço em treino, competências e educação, não só para a equipa de TI especializada, mas para toda a redacção.
“A IA não vai matar o jornalismo, mas também não vai salvá-lo sozinha. No entanto, pode desempenhar um papel na ajuda ao jornalismo para provar o seu valor para o público, numa altura em que a desinformação e a polarização estão a tornar mais difícil do que nunca para o cidadão encontrar os factos e o debate que o podem ajudar a viver as suas vidas. O facto é que vamos todos viver num mundo em que os enormes fluxos de dados serão impulsionados por algoritmos, muitas vezes moldados por empresas de tecnologia e outras organizações. A IA pode ajudar o jornalismo a combater directamente "notícias falsas", por exemplo, através de sistemas de autenticação automatizados. De um modo mais geral, pode ajudar a mostrar ao público em que informações confiar e a criar melhores formas de ligar bons conteúdos às pessoas que deles necessitam”, explica Beckett.
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