A influência dos jornais locais na vigilância de pandemias
O combate à pandemia da Covid-19 teria sido mais rápido e eficaz, caso as autoridades médicas tivessem contado com o apoio de uma rede de jornalismo local e hiperlocal.
Esta é a conclusão de dois textos publicados, em Outubro, por influentes publicações académicas norte-americanas -- a ‘newsletter’ do Journalism Crisis Project e o “blog” da Brookings Institution de Washington --, e citados por Carlos Castilho, num artigo publicado no “Observatório da Imprensa”, associação com a qual o CPI mantém um acordo de parceria.
Como ressalvou Castilho, ambos os artigos defendem que o fortalecimento do jornalismo local teria permitido a detecção de qualquer novo surto epidémico, com uma antecedência muito maior do que a registada com o Coronavírus.
Esta convicção já havia sido verificada, em 2011, pelo Hospital de Boston, que apontou a necessidade de uma vigilância epidemiológica informal, através do jornalismo local.
Isto porque, na era digital, os fluxos de informação nascem na base social e chegam aos Governos através de publicações comunitárias. Contudo, a crise neste tipo de imprensa, causou um bloqueio no processo, prejudicando os cidadãos.
Outubro 20
De acordo com Castilho, a Covid-19 veio, assim, reforçar a tese de que não há solução global para uma pandemia sem informação local, que fornece dados importantes a médicos e cientistas, permitindo-lhes desenvolver, mais rapidamente, curas para possíveis doenças.
Aliás, em 2002, este tipo de serviço foi essencial para a identificação da pandemia da Síndrome Respiratória Aguda (SARS) na China.
Assim, Castilho considera importante que os profissionais dos “media” percebam a importância de uma cobertura local, e da criação de bases de dados por região.
Desta forma, os jornalistas poderão evitar que uma doença se transforme numa pandemia.
Para Nicolau Santos, presidente do CA da RTP, é necessário “fazer algo” em relação à RTP3, canal que continua com audiências inferiores às da concorrência. Essa ideia foi...
O The Fix divulgou que uma das principais empresas de media em Montenegro, responsável pelo site de notícias mais visitado e pela estação de televisão mais influente do país, lançou em...
O Nieman Lab analisa um novo relatório do Pew Research Center que revela um crescente cepticismo por parte do público americano relativamente ao impacto da inteligência artificial no jornalismo....
“Numa longa linha de tecnologias digitais (smartphones, redes sociais), a inteligência artificial (IA) generativa é mais uma força sociotécnica que os jornalistas não criaram nem pediram, mas...
Os jovens britânicos visitam mais os sites noticiosos do que aquilo que afirmam, revela um estudo da Newswork, que monitorizou o comportamento de consumo de notícias de quase mil jovens do Reino...
O Reuters Institute for the Study of Journalism, da Universidade de Oxford, publicou recentemente um estudo sobre o “papel das plataformas digitais nos ambientes mediáticos contemporâneos”, bem...
Um estudo recente do Pew Research Center revela novos dados sobre o fenómeno dos “news influencers” nos Estados Unidos. Segundo o relatório, dois terços destes influenciadores são homens e a...
O automóvel continua a ser o local mais frequente para a escuta de rádio entre os portugueses, embora o maior crescimento se verifique no telemóvel, noticia o Eco, citando o estudo Bareme Rádio...
A indústria do áudio nos países de língua portuguesa viu nascer, nos últimos cinco anos, mais de 250 mil podcasts e cerca de 10 mil audiolivros, diz um estudo da Dosdoce.com, citado pelo Eco. De...