A imprensa local nos EUA e as lacunas na cobertura da pandemia
Os desertos noticiosos nos Estados Unidos estão a originar uma cobertura jornalística insuficiente sobre o regresso às aulas presenciais, resultando na inquietação de muitos alunos e encarregados de educação, denunciou John Zhu num artigo publicado no “site” no “Nieman Lab”.
Segundo recordou Zhu, a maioria das escolas nos Estados Unidos encontra-se em regime “online” há cerca de 20 meses, preparando-se, agora, para voltar ao formato “normal”.
Este cenário tem, assim, levantado diversas questões por parte de pais e jovens, que procuram obter respostas sobre medidas de protecção contra a covid-19, e sobre as estratégias propostas pelos governos locais para o bom funcionamento do ano lectivo.
Contudo, denunciou o autor, os jornais comunitários têm demonstrado uma atitude passiva quanto a estas questões, cingindo-se a redigir artigos reactivos. Ou seja, estas publicações têm-se limitado a escrever sobre aquilo que as escolas fizeram, e não sobre aquilo que falta fazer para garantir a segurança dos jovens.
Da mesma forma, Zhu afirma que estas publicações não têm conseguido responder a algumas das principais questões colocadas pelos estudantes e encarregados de educação, quanto a medidas de confinamento e ventilação, por exemplo.
“Não sabemos que percentagem do pessoal escolar está vacinado. Não há testes Covid regulares ao pessoal ou aos estudantes, e a direcção da escola e os administradores distritais parecem estar agora mesmo a começar a explorar realmente esse tópico. Os pais estão no escuro em várias frentes”, disse.
Agosto 21
Neste âmbito, acrescenta Zhu, faltam, também, informações fidedignas e dados científicos sobre a utilização de determinados materiais de protecção pessoal, como as máscaras cirúrgicas.
Assim, o autor considera que os poucos jornais locais ainda em funcionamento estão a afastar-se da função jornalística, dedicando-se ao sensacionalismo, em detrimento do interesse dos seus leitores.
No dia 5 de Novembro, realizam-se as eleições presidenciais dos Estados Unidos, com Kamala Harris e Donald Trump como candidatos pelos partidos democrata e republicano, respectivamente. Este é um...
A empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity lançou um programa de parcerias com organizações de media que prevê a partilha de receitas com publicidade, entre outros benefícios para os...
Embora o Reddit não tenha um programa formal dirigido a organizações de media, algumas das funcionalidades desta rede social podem ser usadas pelas publicações para chegar a mais pessoas e criar...
Embora se definam apenas como plataformas tecnológicas, as redes sociais influenciam as opiniões pessoais. Os especialistas em comunicação, como Rasmus Kleis Nielsen, autor do artigo News as a...
De acordo com Carlos Castilho, do Observatório de Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalismo enfrenta, actualmente, dois grandes desafios, nomeadamente,...
Num texto publicado no media-tics, o jornalista Miguel Ormaetxea, reflectiu acerca da receita de publicidade digital dos media, que, em grande parte, fica nas mãos de grandes empresas de tecnologia,...
Num texto publicado na revista ObjETHOS, um dos seus pesquisadores, Raphaelle Batista, reflectiu sobre o papel que o jornalismo teve no Brasil durante 2022, assim como o que deve ser mudado.
Batista...
O Journalism Competition and Preservation Act (JCPA), um projecto de lei que pretendia “fornecer um 'porto seguro' por tempo limitado para algumas organizações de notícias negociarem...
Algumas organizações criaram um novo guia, Dimensions of Difference, para ajudar os jornalistas a entender os seus preconceitos e a cobrir melhor as diferentes comunidades. Este projecto baseia-se...