A imprensa continuará em 2017 a perder receitas publicitárias
As previsões das agências de meios do grupo Interpublic não são mais optimistas, apontando para uma quebra de 8 milhões de euros na receita da publicidade em papel.
Em contrapartida, prevê-se que o digital continuará a subir no próximo ano, estimando-se um aumento da ordem dos 20% para os 122 milhões de euros de publicidade.
No tocante ao desempenho da TV por assinatura haverá um incremento de 8% para os 56 milhões.
A TV em sinal aberto deverá subir três por cento para os 225 milhões. A rádio continuará no positivo (+3% passando a captar 37 milhões.
O out of home valerá 63 milhões em 2017 (+2 por cento face a 2016).
A concluir o ano, verifica-se que a TV é o principal meio de captação de publicidade, assumindo uma fatia de 261 milhões. Logo a seguir, aparece o digital com 101 milhões. E depois, o out of home com 62 milhões.
No fim da lista das receitas publicitárias, aparece a imprensa (jornais e revistas) com 46 milhões, e a rádio com 36 milhões de euros.
A quebra de facturação de publicidade é o outro lado da crise da imprensa, já flagelada pela migração de leitores.