"A prioridade da France Messagerie é, agora, construir relações de confiança, transparentes e duradouras com todos os actores do sector", sublinhou, num comunicado à imprensa Louis Dreyfus, Presidente da Cooperativa dos jornais diários, France Messagerie e do Conselho de Administração do Grupo Le Monde.

 

O “rebranding” da distribuidora é, contudo, apenas um primeiro passo, já que a empresa deverá fundir as operações com a Messageries Lyonnaises de Presse (MLP), no prazo de três anos.

 

Em entrevista ao “francetvinfo”, o jornalista Éric Fottorino -- que esteve à frente do “Le Monde” de 2007 a 2011 --  considerou que esta é uma medida necessária, mas ilusória.

 

Para Fottorino, a imprensa continua a ter boas perspectivas, mas é urgente aplicar mudanças, tanto a nível editorial, como das empresas. 

 

Para o jornalista, seria ideal que a gestão dos “media” fosse transparente, para que a corrupção não tivesse lugar.  Por outro lado, a imprensa deve ser defendida, bem como os postos de venda de jornais. 


Caso contrário, nenhuma alteração será duradoura ou eficaz.