A cara do Brasil, vista pelo jornalista Alberto Dines

Desde que Dilma Roussef foi definitivamente afastada pelo Senado da presidência do Brasil a Imprensa portuguesa, salvo raras excepções, dividiu-se entre um circunspecto silêncio e uma reacção acalorada, perante a evolução de uma crise política cujo desfecho ainda parece longínquo e de contornos imprevisíveis.
O jornalista Alberto Dines, um profissional veterano e independente, presidente do Observatório de Imprensa do Brasil com o qual o CPI mantém um acordo de parceria, e uma das vozes mais prestigiadas e respeitadas naquele País, escreveu agora um texto analítico e frontal, que é outro corajoso testemunho sobre o itinerário vertiginoso e a amplitude da investigação da chamada Operação Lava-Jato.
O mais recente e surpreendente episódio, é o da denúncia do Ministério Público Federal, que acusa o ex-presidente Lula da Silva de ser “o maestro, chefe “da rede que corrói o Brasil há vários meses.
É o corolário de uma investigação que estará longe de concluída e que tem sido seguida de perto, não apenas pela imprensa brasileira - parte importante das revelações vindas a público -, como da grande imprensa internacional.
Leia aqui na íntegra o artigo original do jornalista Alberto Dines