O contrato de venda de algumas marcas editoriais da Global Media poderá ser assinado na segunda quinzena do mês de Julho, anuncia o Eco.

Em causa está a mudança de mãos para a Notícias Ilimitadas do Jornal de Notícias (JN), JN HistóriaO JOGO, NTV, DelasNotícias MagazineVolta ao MundoEvasões, bem como das licenças da rádio TSF.

Domingos de Andrade será o administrador executivo da nova empresa.

O consórcio do novo grupo — formado pela Parsoc (30%), OTI Investimentos (25%), Domingos de Andrade (20%), Mesosytem (15%) e Ilíria (10%) — fez uma transferência para a Global Media, de forma que o pagamento dos salários de Junho pudesse ser assegurado. Até Junho, já tinham sido adiantados cerca de 4,3 milhões de euros.

Inicialmente, tinha sido anunciada a data de 28 de Junho para a assinatura do contrato, conforme informação partilhada em reuniões com os trabalhadores, informou o Eco. Nessa altura, ficou a salvaguarda de um possível adiamento do fecho do negócio por alguns dias.

Segundo o jornal, os actuais accionistas da Global Media irão manter-se ligados aos títulos, assumindo uma participação de 30%, e os trabalhadores terão uma participação de 9%.

O negócio foi aprovado pela ERC — Entidade Reguladora para a Comunicação Social em Maio deste ano.

(Artigo actualizado no dia 3 de Julho, com nova data de fecho do contrato, inicialmente anunciada para fim de Junho.)