Universidade Católica debate media e propaganda
A Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa realizou, entre os dias 4 e 7 de Janeiro, a terceira edição da Lisbon Winter School for the Study of Communication, dedicada ao debate do tema “Media e Propaganda” e os seus impactos na sociedade.
O evento, que reúne anualmente académicos e alunos de doutoramento, contou com a presença de oradores de universidades de nível mundial. Entre eles, Nina L. Khrushcheva, neta do ex-líder da URSS, que falou sobre propaganda na Rússia.
Nelson Ribeiro, diretor da Faculdade de Ciências da Universidade Católica, afirmou que “a invasão da Ucrânia voltou a mostrar a centralidade da propaganda, para justificar atos de violência e para mobilizar as pessoas para a guerra. No caso da Rússia, o regime de Vladimir Putin investe há décadas na criação de uma realidade alternativa, o que lhe permite justificar o conflito militar e as atrocidades cometidas na Ucrânia junto de determinados segmentos da sociedade russa. Paralelamente, a desinformação que circula online nos media sociais, produzida por agentes políticos e económicos, torna também urgente a reflexão sobre a influência que as novas formas de propaganda exercem nas escolhas que os cidadãos fazem no seu dia-a-dia.”
Durante quatro dias, os especialistas debateram a história da propaganda em contexto de guerra e a forma como o cérebro é influenciado por informações falsas, o papel da manipulação de motores de busca em resultados políticos, a influência da Inteligência Artificial nos media e tecnologias e os impactos que as fake news podem ter na memória.
A Lisbon Winter School for the Study of Communication, evento que vai já na terceira edição, teve lugar na Universidade Católica Portuguesa em Lisboa e no Centro Cultural de Belém.