Murdoch reforma-se mas promete manter-se “activo”
Rupert Murdoch, magnata dos meios de comunicação, anunciou oficialmente a sua reforma e a transferência do controlo do seu império mediático para o seu filho Lachlan, de 52 anos.
A mudança inclui a passagem do controlo da “News Corp”, que abrange meios como “The Wall Street Journal”e “The Times”, e da “Fox Corporation”, que inclui a “Fox News”.
Murdoch, de 92 anos, permanecerá como "presidente emérito" e prometeu manter-se activo. A transição levanta questões sobre o futuro da orientação da “Fox News” nas eleições presidenciais americanas. O magnata, conhecido pela sua influência na política global, marca assim o fim de uma era nos meios de comunicação.
Rupert Murdoch indicou que não se vai reformar completamente, expressando o desejo de continuar a desempenhar um papel activo nos seus empreendimentos. Pretende continuar envolvido no debate de ideias, analisando as emissoras com um olhar crítico e permanecendo no escritório até tarde nas sextas-feiras.
Esta transição ocorre num momento de críticas à “Fox News” devido ao seu papel em relação à desinformação sobre a covid-19 e por promover teorias infundadas de fraude eleitoral em 2020 – o que levou a emissora a pagar uma grande quantia para evitar um processo e a realizar alterações na equipa.