“Público” tem novo director a partir de junho
O Público vai mudar de direção, a partir do dia 1 de junho. O actual director, Manuel Carvalho, cessará funções e David Pontes é o nome indicado para o substituir no cargo, segundo informação veiculada no site do jornal.
Foi Manuel Carvalho quem decidiu sair do cargo actual, onde está desde 2018. Os resultados alcançados “foram positivos”, diz Manuel Carvalho, segundo a notícia do Público, “mas exigem um novo recomeço, com novas visões e novas energias para consolidar a posição do jornal. Foi com esse propósito que comuniquei à administração e ao accionista a minha vontade de abdicar das funções de director”, afirma.
Durante este período, o jornal passou de 12 mil para 48 mil assinantes digitais e lançou projectos como o Azul ou PSuperior.
David Pontes é o actual director-adjunto do Público e tem sido o responsável pela redacção do jornal no Porto, na área dos podcasts e do desenvolvimento de projectos editoriais, nos últimos cinco anos.
Segundo a informação publicada, David Pontes diz que “este é o momento de alargar o caminho feito, levando o nosso jornalismo sólido e, simultaneamente, disruptivo a cada vez mais leitores”, não esquecendo que o jornal deve “estar cada vez mais embebido na vida das pessoas, dialogando com elas, reflectindo os seus múltiplos interesses”.
“O momento é de abraçar as mudanças, num sector que não pára, que exige rapidez e um olhar muito especial para as novas gerações de leitores“, acrescenta o futuro director.
Quanto a Cristina Soares, presidente do conselho de administração do jornal, a mesma reconhece os resultados alcançados pelo director demissionário, mas refere que David Pontes “é um profissional da casa amplamente reconhecido pelos seus pares e colegas”, lê-se na notícia, e acrescenta: “estamos convictos de que o Público reforçará a sua condição de jornal digital de referência.”