“Podcasts” em Portugal cresceram 33% em seis meses
O consumo de podcasts em Portugal cresceu 33% no segundo semestre de 2023, noticia o Expresso, com base num estudo feito pela GfK Metris para a Impresa.
Cerca de um em cada três consumidores de podcasts em Portugal ouve programas todos os dias ou quase todos os dias.
Em média, os inquiridos acompanham cinco podcasts, com 58% das pessoas a afirmar que ouve os programas na totalidade.
Quanto aos contextos em que os consumidores ouvem podcasts, a grande maioria dos inquiridos (90%) ouve individualmente, no telemóvel (83%), e em casa (69%) ou no carro (42%).
Os podcasts mais procurados
Segundo o estudo, o factor que “mais influencia na escolha de um podcast é o tema, seguido do apresentador/autor”. Ricardo Araújo Pereira é a figura que os inquiridos referem mais gostar de ouvir, seguido de Nuno Markl e Joana Marques.
O humor, a actualidade e entrevistas são os conteúdos mais procurados, com 65% dos inquiridos a ouvir podcasts nacionais.
As tendências geracionais
Um terço dos inquiridos, em média, ouve podcasts cerca de 1 hora e 10 minutos todos os dias. Por gerações, a média de consumo diária vai tendencialmente decrescendo à medida que a idade aumenta, mas as diferenças não são muito significativas, de acordo com os dados do estudo citados no Eco.
A geração Z (pessoas nascidas entre 1995 e 2010) é a que consome mais tempo de podcasts por dia, com uma média de 1 hora e 19 minutos. Logo a seguir, com uma utilização média diária de 1 hora e 15 minutos, estão os millenials (nascidos no início dos anos 80 até meados dos 90). A geração X (pessoas nascidas nos anos 60 e 70) ouve cerca de 1 hora e 3 minutos por dia. E, finalmente, os boomers (nascidos entre 1945 e meados dos anos 60) ouvem um pouco mais, com uma média de 1 hora e 6 minutos.
Os dados resultam de 800 entrevistas feitas em Dezembro de 2023 a pessoas de Portugal Continental com mais 16 anos e que ouvem podcasts pelo menos uma vez por mês.
“A informação foi recolhida através de inquérito online acedido diretamente pelos entrevistados, previamente informados deste projeto através de um mail com informações referentes ao mesmo e com o link de acesso ao inquérito, através do sistema CAWI (Computer Assisted Web Interviewing)”, refere a Impresa, citada pelo Eco.
(Créditos da imagem: Akinyemi Gbadamosi no Unsplash)