A Google já escolheu a entidade a quem irá entregar anualmente um total de 100 milhões de dólares canadianos (cerca de 68,2 milhões de euros) e que ficará responsável por distribuir os fundos pelas empresas de média do Canadá, noticia a imprensa canadiana.

Trata-se da Canadian Journalism Collective (CJC), uma organização sem fins lucrativos, criada em Maio precisamente para este fim. Dela fazem parte editores de vários meios de comunicação independentes.

O grupo compromete-se a distribuir os fundos de forma “justa, transparente e inclusiva”, disse, em comunicado, Sadia Zaman, a presidente da direcção do CJC.

“Estamos com muita vontade de trabalhar com toda a diversidade do ecossistema de média do Canadá”, acrescentou.

A distribuição dos fundos será proporcional ao número de jornalistas a trabalhar a tempo inteiro em cada empresa de média eligível.

Os meios de comunicação mais pequenos poderão receber cerca de 17 mil dólares (cerca de 11,6 mil euros) por cada profissional. Já para as grandes emissoras será definido um valor-limite. A CBC/Radio-Canada, por exemplo, receberá no máximo 7 milhões de dólares (quase 4,8 milhões de euros), estando 30 milhões de dólares (aproximadamente 20,5 milhões de euros) reservados para as outras emissoras. Os restantes 63 milhões de dólares (quase 43 milhões de euros) serão distribuídos entre jornais e sites noticiosos.

Para serem consideradas elegíveis, as empresas de média devem estar sediadas no Canadá, publicar conteúdo de interesse público e ter dois ou mais jornalistas contratados, entre outros critérios.

Desta forma, a Google ficará isenta do Online News Act, uma legislação que exigiria que a gigante tecnológica fizesse acordos com os vários órgãos de comunicação.

A distribuição dos fundos ainda depende de a Google obter formalmente a isenção do Online News Act por parte do regulador, pelo que ainda não há data para a primeira transferência do dinheiro.

A Google planeia encerrar o programa Google News Showcase no Canadá até ao final do ano, à medida que transita para este novo modelo de financiamento.

(Créditos da fotografia: Pawel Czerwinski no Unsplash)