Os Repórteres Sem Fronteiras (RSF) realizaram um documentário sobre o papel dos fixers na guerra da Rússia na Ucrânia, anunciou a organização.

Intitulado Fixers in wartime, the invisible reporters (“Fixers em tempo de guerra, os repórteres invisíveis”, numa tradução livre), o filme acompanha a vida de três fixers enquanto estes apoiam o trabalho de três jornalistas internacionais a fazer a cobertura da guerra.

Os fixers são normalmente pessoas locais que fazem o papel de intérpretes, motoristas, guias e intermediários, ajudando os jornalistas de fora a chegar aos contactos e locais que lhes permitem fazer as suas reportagens.

Neste caso, a RSF acompanhou os ucranianos Andrii Kolesnyk, Oleksandra Aleksandrenko e Kyrylo Sirchenko, todos com idades que rondam os 30 anos, no seu dia-a-dia, mas também a trabalhar perto da frente de combate.

“Os fixers são as pessoas invisíveis que tornam a guerra visível. Queríamos acompanhá-los e entrevistá-los para dar projecção ao trabalho pouco conhecido destes heróis e heróinas dos média”, declarou Robin Grassi, responsável pelo Studio RSF e co-realizador do documentário.

O filme estreou-se em Berlim, no dia 26 de Março, e será lançado oficialmente no site do canal de televisão Arte

O teaser está disponível no YouTube da RSF: Fixers in wartime, the invisible reporters.