Assinaturas digitais rendem no “El País”
O jornal El País, do Grupo Prisa, encerrou o ano de 2023 com uma receita de 18,3 milhões de euros em assinaturas digitais, noticia o site media-tics, dias depois da apresentação pública de resultados da Prisa.
Este valores correspondem a um crescimento de 28,3% em receitas relativamente a 2022. Quanto ao número de assinantes, o jornal contava, no fim de 2023, com 315 mil leitores na versão online, mais 38% do que em 2022. No total, em papel e no digital, o diário espanhol terminou 2023 com mais de 350 600 assinantes.
O modelo de assinaturas do El País lançado em 2020 continua, assim, a mostrar resultados positivos. “Nos últimos meses, as coberturas dos conflitos em Gaza e na Ucrânia, o debate sobre a regulamentação da inteligência artificial, as consequências do aquecimento global ou o especial de Gastronomia do El País Semanal, entre outros tantos conteúdos, têm mobilizado os leitores”, explica o jornal, num comunicado emitido no início do ano.
Embora o papel continue a ser uma fonte significativa de receita, tendo gerado 37 milhões de euros em 2023, houve uma leve queda de 5,6% em comparação com o ano anterior.
No entanto, o impulsionador de receitas para o El País continua a ser a publicidade, que contribuiu com 325 milhões de euros em 2023, um aumento de 5%.
(Imagem: Captura de ecrã no Google Maps)