O responsável pelo Youtube UK,Ben McOwen Wilson, defendeu que aquela plataforma é mais representativa da “Inglaterra moderna” do que os serviços de televisão.
De acordo com Wilson, a televisão inglesa continua a focar-se num estilo de vida cosmopolita e elitista, que reflecte o dia-a-dia no centro de Londres.
Por outro lado, o YouTube oferece uma grande diversidade de conteúdos, que respondem aos interesses de utilizadores das mais variadas regiões, etnias e culturas.
Além disso, Wilson acredita que há formatos que são exclusivos desta plataforma e que não podem ser encontrados em qualquer outro serviço de “media”.
Agora, a empresa de tecnologia poderá estar próxima de concorrer com a popularidade da BBC, já que a maioria dos jovens ingleses, entre os 16 e os 34 anos, consome, diariamente, cerca de 46 minutos, de programas no YouTube.
Outubro 20
Ademais, as carreiras no YouTube estão a tornar-se atractivas para os profissionais dos “media”, já que partilhar conteúdos naquela plataforma não requer uma licença e pode ser, especialmente, lucrativo.
Em declarações a um painel do Ofcom, o director-geral da BBC, Tim Davie, disse admirar o trabalho desenvolvido na plataforma. Contudo, aquele responsável considera imprudente aplicar um modelo semelhante no operador público, devido à falta de regulação.
Wilson, por sua vez, acredita que o YouTube deve zelar pela liberdade de expressão e que os únicos conteúdos a serem regulados são aqueles que apelam ao ódio.
À medida que a guerra Israel-Hamas se desenrola, os jornalistas devem estar preparados para relatar de forma ética e exacta os seus desenvolvimentos e é por isso que Emma Manring compilou, num...
Num artigo de opinião, Richard J. Tofel – diretor da Gallatin Advisory, uma consultora de jornalismo, e ex-presidente da ProPublica – celebra o fracasso das redacções digitais, destacando a...
Um relatório divulgado pelo Pew Research Center, indica que, apesar de estar a separar-se cada vez mais das notícias, o Facebook continua a ser a principal fonte de consumo de...
O Dia Nacional da Imprensa, 7 de Dezembro, vai ser marcado por uma iniciativa da Associação Portuguesa de Imprensa, na Covilhã, sob o mote: “50 Anos de Abril – jornalismo, liberdade,...
A nível mundial, os fenómenos meteorológicos extremos estão a matar pessoas e a agravar as desigualdades e devido às alterações climáticas estes fenómenos estão a ocorrer cada vez com mais...
Em julho, a Meta lançou o “Threads” – uma rede social cujo lançamento parecia motivado pelas dificuldades do X, a plataforma anteriormente conhecida como Twitter – dando...
Num artigo publicado no “Observatório da Imprensa” – com o qual o CPI mantém um acordo de parceria – Carlos Wagner aborda a perda de qualidade nos jornais devido à burocratização...
Os editores de notícias de todo o mundo têm tentado calcular quanto é que a Google e o Meta lhes devem pelas notícias que distribuem às audiências. Contudo, segundo defendem, trata-se de uma...
O “New York Times” atingiu a marca de 10 milhões de assinantes no último trimestre, segundo foi anunciado pela empresa. Durante o primeiro trimestre, que terminou a 30 de setembro,...