A “Yahoo News” alcançou, em apenas um ano, o patamar de um milhão de subscritores no TikTok, ultrapassando organizações de notícias como a CBS News ou o “Washington Post”, notou Sara Scire num artigo publicado no “site” do “Nieman Lab”.
Para entender o rápido crescimento da página, Scire entrevistou a editora de projectos especiais da “Yahoo News'', Julia Munslow, que explicou a estratégia adoptada, especificamente, para aquela rede social.
De acordo com Munslow, o primeiro passo foi interiorizar que o TikTok é utilizado, sobretudo, por gerações mais jovens, que frequentam as redes sociais de forma lúdica.
Por isso, a “Yahoo News” teve que passar a produzir conteúdos consoante os interesses da Geração Z.
De acordo com Munslow, algumas investigações indicam que os jovens estão mais interessados em assuntos políticos, mas menos vinculados a rótulos partidários, quando comparados a gerações anteriores.
Aliás, graças a um vídeo sobre a posse presidencial de Joe Biden, o Yahoo News conquistou 92 mil novos seguidores em apenas 24 horas.
Outros dos temas bem sucedidos incluem as mudanças climáticas, empréstimos bancários e finanças pessoais.
Munslow destaca, por outro lado, que todas as informações são partilhadas com um toque de humor e de boa disposição.
Março 21
Para combater o cansaço e a ansiedade das notícias, o “Yahoo” inclui, também, “interrupções para a saúde mental”, que incentivam os utilizadores a respirar, fazer caminhadas e desligar-se das redes sociais.
Numa destas séries, a editora do “Yahoo”, Gabrielle Sorto, realiza actividades relaxantes – faz uma pausa para o café, pinta um vaso, prepara bolachas – enquanto recapitula algumas notícias alegres.
A equipa da “Yahoo News” presta, também, especial atenção à secção de comentários, onde esclarece dúvidas dos seguidores e reforça os níveis de interacção.
Muslow ressalva, contudo, que todos os vídeos produzidos passam por um processo editorial sério, que começa com uma selecção de tópicos diários e termina com verificações de factos.
Um estudo publicado na Journalism & Mass Communication Quarterly analisou o declínio dos jornais locais nos EUA entre 2004 e 2018 e identificou cinco factores que determinam quais as cidades que...
No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Ambiente, o Instituto Internacional de Imprensa (IPI) renovou o seu apelo à comunidade internacional para que seja reforçado o apoio e a protecção...
Mais de 200 meios de comunicação e organizações de defesa da liberdade de imprensa juntaram-se à Repórteres sem Fronteiras (RSF) e ao Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ) num apelo...
O jornalista Jan Martínez Ahrens foi nomeado director do jornal El País no dia 6 de Junho, sucedendo a Pepa Bueno, após uma votação consultiva aprovada por quase 70% da redacção e ratificada...
A direcção do Sindicato dos Jornalistas (SJ) considera “inaceitável” a exigência de visualização prévia das imagens captadas por fotojornalistas durante o concerto de Andrea Bocelli,...
Matt Taylor, do Financial Times, sentiu-se incomodado com a quantidade de notificações push que recebia da aplicação BBC News, mas em vez de as desactivar, decidiu fazer uma experiência....
Um artigo do Reuters Institute explora como as novas plataformas de comunicação social estão a conseguir atrair o público jovem, algo que os meios tradicionais têm tentado fazer há vários...
“A sobrevivência do jornalismo está directamente relacionada com a forma como as pessoas valorizam a notícia”, começa por escrever Carlos Castilho, no seu mais recente texto para o...
O Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ) apelou à Comissão Europeia para que mobilize os Estados-Membros a fim de garantir financiamento e vontade política na defesa da liberdade de...