A “Yahoo News” alcançou, em apenas um ano, o patamar de um milhão de subscritores no TikTok, ultrapassando organizações de notícias como a CBS News ou o “Washington Post”, notou Sara Scire num artigo publicado no “site” do “Nieman Lab”.
Para entender o rápido crescimento da página, Scire entrevistou a editora de projectos especiais da “Yahoo News'', Julia Munslow, que explicou a estratégia adoptada, especificamente, para aquela rede social.
De acordo com Munslow, o primeiro passo foi interiorizar que o TikTok é utilizado, sobretudo, por gerações mais jovens, que frequentam as redes sociais de forma lúdica.
Por isso, a “Yahoo News” teve que passar a produzir conteúdos consoante os interesses da Geração Z.
De acordo com Munslow, algumas investigações indicam que os jovens estão mais interessados em assuntos políticos, mas menos vinculados a rótulos partidários, quando comparados a gerações anteriores.
Aliás, graças a um vídeo sobre a posse presidencial de Joe Biden, o Yahoo News conquistou 92 mil novos seguidores em apenas 24 horas.
Outros dos temas bem sucedidos incluem as mudanças climáticas, empréstimos bancários e finanças pessoais.
Munslow destaca, por outro lado, que todas as informações são partilhadas com um toque de humor e de boa disposição.
Março 21
Para combater o cansaço e a ansiedade das notícias, o “Yahoo” inclui, também, “interrupções para a saúde mental”, que incentivam os utilizadores a respirar, fazer caminhadas e desligar-se das redes sociais.
Numa destas séries, a editora do “Yahoo”, Gabrielle Sorto, realiza actividades relaxantes – faz uma pausa para o café, pinta um vaso, prepara bolachas – enquanto recapitula algumas notícias alegres.
A equipa da “Yahoo News” presta, também, especial atenção à secção de comentários, onde esclarece dúvidas dos seguidores e reforça os níveis de interacção.
Muslow ressalva, contudo, que todos os vídeos produzidos passam por um processo editorial sério, que começa com uma selecção de tópicos diários e termina com verificações de factos.
Os vídeos de animação e grafismo digital parecem ter efeitos benéficos na apreensão da informação noticiosa por parte do público. Quem o diz é Mike Beaudet, repórter de investigação e...
A empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity começou a partilhar as receitas da publicidade com as organizações de media suas parceiras, noticia a Press Gazette. O anúncio de que esta...
O verdadeiro negócio das redes sociais não são os serviços de envio e recepção de mensagens, partilha de informações e participação em fóruns que as plataformas disponibilizam aos seus...
Várias organizações de media britânicas manifestaram-se contra uma nova proposta legislativa apresentada pelo Governo do Reino Unido que sugere que seja facilitado o uso das obras com direitos de...
Ao longo de 2024, o Reuters Institute for the Study of Journalism, da Universidade de Oxford, publicou vários estudos, artigos e entrevistas para analisar o estado do jornalismo na actualidade. Este...
O programa de financiamento European Cross-Border Grant está a receber candidaturas até dia 23 de Janeiro. Depois desta primeira fase, abre uma nova ronda, que ficará aberta até 27 de Março. O...
Entre Janeiro e Dezembro de 2024, cerca de 5,6 milhões de portugueses contactaram com jornais ou revistas, de acordo com o estudo Bareme Imprensa, da Marktest, que analisa os hábitos de audiência...
A partir de Janeiro, o jornal Diário de Notícias (DN) passará a ir para as bancas apenas de segunda a sexta-feira, deixando de ter edição em papel ao sábado e domingo, noticia o Eco. “Foi uma...
A presidente da ERC — Entidade Reguladora para a Comunicação Social, Helena Sousa, irá integrar o Steering Group do futuro Comité Europeu dos Serviços de Comunicação Social (European Board...