Numa altura em que as notícias sobre o coronavírus dominam os “media”, os jornais dedicados aos mais jovens consideraram importante garantir que as crianças se mantêm informadas sobre a pandemia, mas através de artigos objectivos e tranquilizadores.
É o caso da versão americana da revista “Week Junior”, que acha imprescindível que os jovens compreendam o porquê de estarem confinados em casa, sem ir à escola e longe dos amigos.
“O coronavírus está na ordem do dia”, disse a directora da publicação, Andrea Barbalich, ao “NiemenLab”. “Precisamos de abordar o assunto com as crianças, visto que afectou, directamente, as suas vidas”.
“A nossa missão é levar as notícias do mundo às crianças, todas as semanas, independentemente do que se passa no mundo", acrescentou Barbalich.
Abril 20
Assim, a edição de 18 de Março da “Week Junior” foi dedicada a actos de bondade. Os números que lhe seguiram estão cheios de cor, e de histórias de esperança.
Não foram, porém, esquecidos os artigos sobre entretenimento, ciências e desporto, essenciais para a formação do sentido crítico e cultural dos pequenos leitores.
"Nós não desconsideramos as crianças", garantiu a directora da publicação. "Respeitamos realmente a sua inteligência, mas através de uma linha editorial calma e tranquilizadora, que as faz reagir, adequadamente, aos acontecimentos”
Lançada em 2015, nos Estados Unidos, a “Week Junior” é gerida, exclusivamente, com base num modelo de subscrição, sem publicidade. Em cinco anos, arrecadou 25 mil assinaturas.
Embora muitos meios de comunicação social personalizem recomendações de notícias há anos, a introdução da inteligência artificial generativa está a transformar não apenas o conteúdo...
Portugal tem poucas medidas legislativas específicas para combater a desinformação, embora disponha de diversas iniciativas de literacia mediática. Esta é uma das principais conclusões do mais...
Em mais um artigo para o Observatório da Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, Carlos Castilho aborda a cobertura de guerras na era digital: “A maioria dos principais jornais,...
Ao avançar com uma greve por tempo indeterminado quatro dias antes das outras empresas públicas de radiodifusão, os sindicatos da Radio France pretendem fazer ouvir a sua oposição não só à...
“A Google está a posicionar-se em todos os níveis da cadeia de valor da televisão conectada. Uma hegemonia que preocupa tanto os canais de televisão como os operadores de telecomunicações”,...
A BBC anunciou o lançamento de um novo serviço pago nos Estados Unidos, com o objectivo de gerar receitas adicionais e ajudar a financiar o seu jornalismo. O serviço oferece acesso ilimitado ao...
A Universidade da Beira Interior (UBI), através do projecto MediaTrust.Lab, entregou ao Governo um documento com 64 propostas de políticas públicas destinadas a fortalecer o jornalismo de...
O número de cidadãos espanhóis que afirmam estar bem informados continua a diminuir. Segundo o mais recente Estudo sobre Audiências dos Meios de Comunicação (II), publicado pelo Centro de...
O Governo Regional dos Açores aprovou uma resolução que fixa os montantes de apoio aos meios de comunicação social privados em 2025, no âmbito do Sistema de Incentivos aos Media Privados (SIM)...