Numa altura em que as notícias sobre o coronavírus dominam os “media”, os jornais dedicados aos mais jovens consideraram importante garantir que as crianças se mantêm informadas sobre a pandemia, mas através de artigos objectivos e tranquilizadores.
É o caso da versão americana da revista “Week Junior”, que acha imprescindível que os jovens compreendam o porquê de estarem confinados em casa, sem ir à escola e longe dos amigos.
“O coronavírus está na ordem do dia”, disse a directora da publicação, Andrea Barbalich, ao “NiemenLab”. “Precisamos de abordar o assunto com as crianças, visto que afectou, directamente, as suas vidas”.
“A nossa missão é levar as notícias do mundo às crianças, todas as semanas, independentemente do que se passa no mundo", acrescentou Barbalich.
Abril 20
Assim, a edição de 18 de Março da “Week Junior” foi dedicada a actos de bondade. Os números que lhe seguiram estão cheios de cor, e de histórias de esperança.
Não foram, porém, esquecidos os artigos sobre entretenimento, ciências e desporto, essenciais para a formação do sentido crítico e cultural dos pequenos leitores.
"Nós não desconsideramos as crianças", garantiu a directora da publicação. "Respeitamos realmente a sua inteligência, mas através de uma linha editorial calma e tranquilizadora, que as faz reagir, adequadamente, aos acontecimentos”
Lançada em 2015, nos Estados Unidos, a “Week Junior” é gerida, exclusivamente, com base num modelo de subscrição, sem publicidade. Em cinco anos, arrecadou 25 mil assinaturas.
Mais de metade dos jornalistas inquiridos num estudo recente afirmaram já ter considerado deixar o seu trabalho por motivos de exaustão ou mesmo de burnout. Os dados estão disponíveis num...
A equipa do Nieman Lab esteve na conferência anual da Online News Association (ONA) e fez um resumo de algumas notas coligidas durante o encontro, que decorreu entre os dias 18 e 21 de Setembro, em...
Uma das funções do jornalismos é ser “tão ágil quanto certeiro a contar o que está a acontecer e fazê-lo de forma ordenada e contextualizada”. Até aqui nada de novo. “A novidade é que...
A capital alemã conta, desde o passado dia 15 de Setembro, com um novo projecto dedicado ao jornalismo e a todos aqueles que estão comprometidos com a “democracia” e o “interesse público”....
A CNN Internacional vai implementar um modelo de assinaturas para acesso aos conteúdos do seu site, anunciou o New York Times (NYT), de acordo com informação obtida junto de diferentes fontes....
A publicação Dinheiro Vivo deixou de ser um título autónomo e voltou a integrar o Diário de Notícias (DN), noticia a Lusa, citada pelo Jornal de Negócios. A mudança ocorreu a dia 1 de...
O empresário Marco Galinha, deixou o cargo de presidente do Conselho de Administração da Global Media, mas mantém-se como accionista do Grupo, noticia o Eco. No comunicado do anúncio, pode...
É frequente ouvirmos falar de como o jornalismo é uma profissão muito exigente, com longos períodos de trabalho e em que por vezes é preciso acompanhar histórias emocionalmente pesadas. Nesse...
A relação do público com a informação está a mudar, e parte da alteração do comportamento tem que ver com o consumo de notícias através de plataformas digitais. Ao mesmo tempo, “as redes...