A Comissária Margrethe Vestager, responsável pela política da concorrência na Comissão Europeia, declarou:

“Hoje em dia, a Internet móvel representa mais de metade do tráfego global na Internet. Alterou a vida de milhões de europeus. Este processo refere-se a três tipos de restrições que a Google impôs aos fabricantes de dispositivos móveis Android e aos operadores de redes para garantir que o tráfego dos dispositivos Android vá para o motor de pesquisa da Google.”  

“Deste modo, a Google usou o sistema Android para cimentar a posição dominante do seu motor de pesquisa. Estas práticas têm negado aos concorrentes a possibilidade de inovar e de competir com base nos seus méritos e têm impedido os consumidores europeus de beneficiar de uma concorrência efectiva no importante sector dos aparelhos móveis. São práticas ilegais, segundo as regras anti-trust da UE.” 

Segundo o Observador, que aqui citamos, “em causa estão as práticas de negócio da Google que, através do sistema operativo Android, é acusada de abusar da sua posição de mercado para obrigar os fabricantes a instalar, por defeito, o seu motor de pesquisa, o seu browser, o Google Chrome, entre outras aplicações da empresa, nos smartphones. A Comissão Europeia afirma ainda que a gigante americana impediu fabricantes de telemóveis de disponibilizarem versões alternativas do Android sem a aprovação da empresa”. 

“Não é a primeira vez que a Google é condenada a pagar uma multa por infracções no mercado de concorrência na Europa. Em 2017 tinha sido condenada numa multa recorde de 2.424 milhões de euros por favorecer sistematicamente um dos seus serviços: o Google Shopping. A empresa de Silicon Valley foi acusada de, na aplicação de comparação de preços, manipular o serviço para baixar o ranking de empresas concorrentes mais pequenas.” 

“Existe ainda uma terceira investigação a decorrer no ramo da publicidade da empresa, à firma Google AdSense, por suspeita de bloquear rivais nas pesquisas online em 2016. A empresa negou anteriormente irregularidades nos três casos, dizendo que existe concorrência no mercado e que a Comissão errou.” 

“A Google tem muito poder de mercado”, disse ao Politico Harry First, da Universidade de Nova Iorque. “É uma situação assustadora, um pesadelo”. 

“O sistema operativo móvel Android domina três quartos do mercado europeu e, de acordo com a tendência, continuará a crescer. Esse é o principal motivo dos elevados valores que serão aplicados caso a Google seja considerada culpada das infracções de que é acusada.” (...)

 

Mais informação no Observador e no Eco-Economia Online, com a resposta detalhada da Google

O Comunicado de Imprensa da Comissão Europeia