Transição digital dos “media” com tecnologia “Knox Configure”
Com o aumento do conteúdo gratuito de notícias, os jornais sentiram uma diminuição nos assinantes pagos e nas receitas publicitárias, nos últimos anos, enquanto, de um modo geral, os media procuram migrar os seus subscritores para as respectivas plataformas digitais.
De forma a facilitar a transição dos meios de comunicação para o digital, a Samsung desenvolveu o Knox Configure, que oferece tecnologia personalizável, opções de configuração, entre outras ferramentas.
Em colaboração com umas das maiores editoras da Ásia, a Samsung desenvolveu uma estratégia utilizando o Knox Configure que permite que “o editor forneça um modelo de assinatura específico, formulado para incluir um tablet novinho em folha a um custo extra mínimo”.
Por outras palavras, esses tablets são personalizados com a marca do editor e são programados com aplicativos e conteúdo de notícias atualizados, tornando-se um “veículo para experiências de notícias especializadas e criando um funil para assinantes a longo prazo”.
Utilizando a ferramenta de configuração da Knox Configure, os editores podem criar uma nova experiência de jornal digital, tendo a opção de organizar o conteúdo do dispositivo livremente e a aparência geral do ecrã, desde o logotipo de início até à imagem de fundo.
A Samsung oferece não só a capacidade de fornecer tablets e ferramentas de configuração, mas agiliza, também, a transição dos leitores para uma plataforma digital, “de modo que os editores obtenham, inerentemente, maior acesso aos dados do leitor consentidos pelo utente”.
Dezembro 22
Adicionalmente, “os leitores têm acesso a conteúdo personalizado e contínuo a partir de qualquer lugar, a qualquer momento e sem atrasos”, um modelo ideal na era do consumo em trânsito.
Ainda que este método não elimine todos os obstáculos à transição digital, visto que cada editora é diferente, com necessidades e desafios comerciais exclusivos, é, certamente, um passo na direcção correcta, procurando métodos de cativar e reter novo público através das novas tecnologias.
Por exemplo, após a implementação desse modelo, a editora já em colaboração com a Samsung, obteve cerca de cinquenta mil novos assinantes online, um registo altamente positivo.
O European Digital Media Observatory (EDMO) publicou, recentemente, um guia com princípios orientadores para o desenvolvimento de actividades de literacia mediática com vista ao aumento da sua...
Um estudo desenvolvido pela Universidade Ludwig Maximilian de Munique (LMU) concluiu que os leitores consideram os textos escritos por sistemas automáticos ligeiramente mais difíceis de...
Se olharmos para a história da economia da atenção, ficamos com algumas pistas sobre o que nos trouxe a um contexto de excesso de informação em que se chegam a levantar dilemas éticos pela...
Os níveis de impunidade relativamente a ataques a jornalistas continuam “muito altos” e os países devem comprometer-se a lutar contra este fenómeno, referiu a UNESCO, no passado dia 2 de...
Foi recentemente publicado o relatório Da Resiliência à Recuperação: Assegurando o Futuro dos Media Ucranianos (From Resilience to Recovery: Securing the Future of Ukrainian Media, no original),...
O Reuters Institute for the Study of Journalism dinamiza a Oxford Climate Journalism Network (OCJN), um programa de apoio a jornalistas para melhorar o impacto e a qualidade das suas reportagens...
A agência noticiosa Associated Press publicou um conjunto de explicadores sobre o processo eleitoral dos Estados Unidos. “A realidade da política norte-americana há muito que torna a eleição...
Depois do ataque do Hamas a Israel no dia 7 de Outubro de 2023 e do início da resposta israelita com o bombardeamento de Gaza, a pressão sobre os jornalistas e as organizações de media na região...
Um tribunal de Hong Kong condenou, no passado dia 26 de Setembro, dois jornalistas do jornal local Stand News por alegada conspiração ao publicarem supostamente materiais de apelo à...