“Toutiao” aposta na China num serviço de notícias inteligente

O futuro da comunicação na internet estará nas mãos de empresas que ofereçam serviços cada vez mais personalizados e que se ajustem fielmente aos interesses dos leitores.
Toutiao é um serviço de notícias inteligentes que aposta na personalização dos conteúdos, de forma a que cada utente, por meio de um clic, aceda à informação correspondente ao seu perfil.
A aplicação coloca à disposição do utente cerca de 200 mil conteúdos diários de todo o tipo: desde noticias sérias a vídeos de entretenimento.
Os próprios utentes podem ainda inserir nesse canal conteúdos que criaram. Para evitar a proliferação, Toutiao conta com equipas de “inteligência humana” para detectar notícias falsas.
Embora tenha começado como agregador de conteúdos,o alargamento dos serviços relacionados com a inteligência artificial podem evoluir para um meio de comunicação com material próprio.
Um exemplo: a equipa que trabalha no laboratório da Toutiao criou um jornalista artificial, chamado Xiaoming, que é capaz de escrever artigos curtos sobre jogos de futebol europeus.
Ao preparar a sua expansão internacional, a Toutiao aspira a competir com plataformas sociais como o Facebook e o Twitter.
O seu fundador, Zhang Yiming, referia já em 2015 que a característica que diferenciava o seu projecto dos demais, era ser uma plataforma neutral que se limite a proporcionar ao utente as noticias que lhe interessam.
A quase totalidade das receitas provém da publicidade. Em 2016, o canal ganhou 869 milhões de dólares, graças aos anúncios que apareceram na aplicação, sendo o seu objectivo chegar aos 10 mil milhões em 2020.
A Toutiao adquiriu, ainda, uma aplicação vídeo à californiana Flipagram, rival do Instagram, e ao associar-se com a plataforma chinesa de e-commerce JD.com, permitiu-lhe comercializar produtos dentro da aplicação.