‘The Washington Post’ lança plataforma de comentários ‘Talk’
Através de um painel, os editores têm acesso a estatísticas sobre as contribuições de cada utilizador. O software pode, ainda, eliminar comentários que violem politicas da publicação, aprovar os que seguem essa prática e fazer uma análise sobre os conteúdos de uma conversa.
A combinação das duas tecnologias permite levar a cabo uma moderação mais eficiente e publicar os comentários que realmente representem algo interessante para os restantes leitores.
A possibilidade de classificar os comentários segundo diferentes critérios, e a publicação de opiniões pessoais enriquecidas por outros pontos de vista, são algumas das vantagens do sistema.
Também The New York Times já passou a utilizar a inteligência artificial na moderação de comentários, criando o sistema Moderator, baseado numa aprendizagem automática, que estabelece prioridades nos comentários. Esta tecnologia foi desenvolvida pela Jigsaw, a incubadora de tecnologia que é propriedade da Alphabet.
Como refere o Estudo Mundial sobre Comentários Online 2016, da WAN-IFRA, 82% dos meios contactados permitem comentários nos seus sites, mas mais de metade não estão satisfeitos com o resultado.
Os trolls e o enorme custo que a vigilância e as questões legais acarretam, são algumas das razões que levaram grandes empresas como a CNN ou a Reuters a abdicar desse serviço.