O jornal, combina nas suas páginas o debate sério sobre o Brexit, com uma parte mais ligeira sobre a cultura europeia, temperada com humor irreverente.

O objectivo fundamental, segundo a articulista, é destacar os pontos que unem o Reino Unido com a Europa, sem constituir bandeira de nenhum partido político.

Embora o modelo de negócio seja arriscado, a realidade é que The New European, apesar do seu preço de capa invulgar (2 libras) tem conquistado, progressivamente, leitores e anunciantes e soma já edições na Alemanha, Suíça, Bélgica, Irlanda França e Luxemburgo, o que parece assegurar a sua sustentabilidade a prazo.

Ao apostar na qualidade e na seriedade, o The New European, arrisca-se a ser um study case, num ambiente cheio de incertezas da imprensa europeia.