“The Guardian” lança novo modelo de interacção com leitores
A epidemia do coronavírus está a paralisar a sociedade e a monopolizar as manchetes dos jornais. A imprensa tem, assim ,a crescente responsabilidade de informar a população, evitando, ao mesmo tempo, despertar sentimentos de ansiedade ou pânico.
Elisabeth Ribbans, editora do “Guardian” admitiu que o Covid-19 está a exigir medidas extraordinárias. Num editorial, Ribbans assegurou que, para responder, eficazmente, às constantes mutações do vírus, o jornal britânico está a reunir a equipa, formalmente, três vezes por dia, para que se faça a ligação entre as novas histórias
Naquelas reuniões são, ainda, discutidos a linha editorial a ser adoptada e o vocabulário a privilegiar.
Da mesma maneira, a redacção do “Guardian” tem trabalhado, incessantemente num “lifeblog”, que é actualizado, ao minuto, com nova informação sobre o coronavírus. Essa iniciativa está a ser, particularmente, apreciada pelos visitantes do “site”, garantiu Ribbans.
Março 20
De forma a cobrir o desenrolar dos acontecimentos o “Guardian” destacou, ainda, cinco correspondentes internacionais que garantem que esta é a “experiência mais exigente” das suas carreiras.
A ligação entre o jornal e os leitores parece, agora, mais importante do que nunca, já que a comunidade se tem mostrado disponível para colaborar, enviando vídeos e fotografias para a redacção do “Guardian”.
Em nota final, Ribbans incentivou o público a continuar a “onda” de apoio ao jornal, garantindo que todas as histórias enviadas serão devidamente tratadas, de modo a não comprometer a objectividade do “Guardian”.
Os vídeos de animação e grafismo digital parecem ter efeitos benéficos na apreensão da informação noticiosa por parte do público. Quem o diz é Mike Beaudet, repórter de investigação e...
A empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity começou a partilhar as receitas da publicidade com as organizações de media suas parceiras, noticia a Press Gazette. O anúncio de que esta...
O verdadeiro negócio das redes sociais não são os serviços de envio e recepção de mensagens, partilha de informações e participação em fóruns que as plataformas disponibilizam aos seus...
Várias organizações de media britânicas manifestaram-se contra uma nova proposta legislativa apresentada pelo Governo do Reino Unido que sugere que seja facilitado o uso das obras com direitos de...
Ao longo de 2024, o Reuters Institute for the Study of Journalism, da Universidade de Oxford, publicou vários estudos, artigos e entrevistas para analisar o estado do jornalismo na actualidade. Este...
O programa de financiamento European Cross-Border Grant está a receber candidaturas até dia 23 de Janeiro. Depois desta primeira fase, abre uma nova ronda, que ficará aberta até 27 de Março. O...
Entre Janeiro e Dezembro de 2024, cerca de 5,6 milhões de portugueses contactaram com jornais ou revistas, de acordo com o estudo Bareme Imprensa, da Marktest, que analisa os hábitos de audiência...
A partir de Janeiro, o jornal Diário de Notícias (DN) passará a ir para as bancas apenas de segunda a sexta-feira, deixando de ter edição em papel ao sábado e domingo, noticia o Eco. “Foi uma...
A presidente da ERC — Entidade Reguladora para a Comunicação Social, Helena Sousa, irá integrar o Steering Group do futuro Comité Europeu dos Serviços de Comunicação Social (European Board...