Uma nova situação também agora disponível trata de outra forma de prisão, pelo lado positivo: The Party (A Festa) coloca os espectadores no lugar de Layla, uma jovem autista de 15 anos na festa-surpresa de aniversário da sua mãe: 

“Por meio desta dramatização, os espectadores experimentam os esforços de Layla para lidar com uma situação de stress, usando os mecanismos que desenvolveu para controlar a sua ansiedade.” 

Segundo a directora-executiva de realidade virtual no The Guardian, Francesca Panetta, estas histórias, “imersivas e de impacto, combinam a experiência do Guardian, em jornalismo de qualidade, com uma forma inovadora de narrativa”. 

Para Zahra Rasool, da Media Shift, “a realidade virtual não é só uma visão de 360º; embora a tecnologia imersiva possa reforçar uma história, uma narrativa bem concebida e poderosa continua a ser essencial quando se faz reportagem em realidade virtual”: 

“Um operador de vídeo ou jornalista deve focar-se na criação de uma narrativa forte, no centro da uma experiência de realidade virtual. Precisamos ainda de lembrar a importância da reportagem quando comunicamos sobre temas de premência global e humana.”

 

Mais informação em Media-tics, The Guardian e IJNet