A empresa Guardian Media Group, detentora dos títulos e instalações de The Guardian e The Observer, decidiu substituir o formato Berliner, adoptado em 2005, para outro de menor dimensão. Em consequência, três das suas dispendiosas impressoras em Londres e Manchester vão ser vendidas ou desmanteladas, o que afectará meia centena de postos de trabalho. 

David Pemsel, administrador executivo da GMG, afirma que é intenção da empresa manter “o registo do Guardian, de produzir um jornalismo corajoso, brilhantemente desenhado e vencedor de prémios”. 

A directora de The Guardian, Katharine Viner, reconhece que o formato Berliner “serviu brilhantemente os nossos leitores durante doze anos, mas sabemos que é o nosso jornalismo independente, de qualidade, vencedor de prémios, que os nossos leitores mais apreciam”: 

“Vamos criar um Guardian e Observer tablóides de new-look, que sejam atrevidos, apelativos e bonitos  - mas que vão manter o jornalismo de definição da agenda pelo qual somos reconhecidos.”

Esta decisão decorre de vários factores, incluindo quebras severas no mercado publicitário no papel e o crescente custo da edição de jornais à medida que os consumidores se mudam para os meios digitais. “Isto foi agravado por um abrandamento nas receitas do digital, enquanto o Google e o Facebook ficam com a ‘parte de leão’ do mercado publicitário online.”

 

Mais informação na notícia de The Guardian