O “Tal & Qual” vai para as bancas a 9 de Junho, com periodicidade semanal, 16 páginas e preço de capa de um euro.
Em entrevista para a “Meios e Publicidade”, Paulo Fafe, um dos responsáveis pelo relançamento do título, explicou que este “será um jornal de informação geral. Vai mostrar o que está por detrás dos grandes temas, como os bastidores da política, da economia e da sociedade. Será um jornal leve, que irá recuperar a irreverência do ‘Tal & Qual’, o que não quer dizer que não encare os assuntos com seriedade”.
O semanário, que sairá às quartas, tem como director Jorge Morais, jornalista que passou pelo “República”, “A Luta”, “Correio da Manhã” e “O Independente”. Foi, ainda, director do “Tal & Qual” e do “24 Horas”.
O “Tal & Qual” foi lançado em 1980 pela empresa Repórteres Associados, tendo sido vendido ao Grupo suíço Edipresse e, posteriormente, à Lusomundo.
Encerrou em 2007 com vendas a rondar os 10 mil exemplares. O título estava no portfólio da Global Media, que o cedeu por 10 anos à Parem as Máquinas -- empresa com nove sócios, incluindo Paulo Fafe.
“Será um jornal para ler do início ao fim, bem escrito e para deixar as pessoas bem dispostas”, reforçou Fafe que, no ano passado, juntamente com Gonçalo Pereira Rosa, lançou o livro “Tal & Qual – Memórias de um jornalismo”.
A expectativa é que, agora, as vendas em banca rondem os sete a oito mil exemplares.
Maio 21
A equipa do jornal terá seis a sete colaboradores. Joaquim Letria, fundador do título, irá assegurar uma coluna de opinião na última página.
O “Tal & Qual” conta, igualmente, com a parceria dos jornais regionais “Minho Digital” e “Notícias de Coimbra”
Os vídeos de animação e grafismo digital parecem ter efeitos benéficos na apreensão da informação noticiosa por parte do público. Quem o diz é Mike Beaudet, repórter de investigação e...
A empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity começou a partilhar as receitas da publicidade com as organizações de media suas parceiras, noticia a Press Gazette. O anúncio de que esta...
O verdadeiro negócio das redes sociais não são os serviços de envio e recepção de mensagens, partilha de informações e participação em fóruns que as plataformas disponibilizam aos seus...
Várias organizações de media britânicas manifestaram-se contra uma nova proposta legislativa apresentada pelo Governo do Reino Unido que sugere que seja facilitado o uso das obras com direitos de...
Ao longo de 2024, o Reuters Institute for the Study of Journalism, da Universidade de Oxford, publicou vários estudos, artigos e entrevistas para analisar o estado do jornalismo na actualidade. Este...
O programa de financiamento European Cross-Border Grant está a receber candidaturas até dia 23 de Janeiro. Depois desta primeira fase, abre uma nova ronda, que ficará aberta até 27 de Março. O...
Entre Janeiro e Dezembro de 2024, cerca de 5,6 milhões de portugueses contactaram com jornais ou revistas, de acordo com o estudo Bareme Imprensa, da Marktest, que analisa os hábitos de audiência...
A partir de Janeiro, o jornal Diário de Notícias (DN) passará a ir para as bancas apenas de segunda a sexta-feira, deixando de ter edição em papel ao sábado e domingo, noticia o Eco. “Foi uma...
A presidente da ERC — Entidade Reguladora para a Comunicação Social, Helena Sousa, irá integrar o Steering Group do futuro Comité Europeu dos Serviços de Comunicação Social (European Board...