Além de t-shirts sobre John Kennedy e Benjamim Franklin, os bonés com o slogan acima referido e as t-shirts sobre as fake news são as únicas peças de vestuário referentes a uma figura política específica na loja do Newseum, embora haja outros artigos de conteúdo político, na forma de pins de lapela e livros. Há uma t-shirt sobre os “factos alternativos” que os define como “afirmação falsa, produzida com o intuito deliberado de desinformar ou enganar”. 

O jornalista acima citado, que desejou permanecer anónimo, disse ainda que o Newseum não devia vender nenhuma espécie de mercadoria com conteúdo político, e que a camisola sobre as fake news “é um insulto aos jornalistas”. 

Conforme vem explícito no seu próprio site, a missão do Newseum é “aumentar a compreensão pública da importância de uma Imprensa livre e da Primeira Emenda”.


A mensagem do dia 4 acrescenta que "uma Imprensa livre é parte essencial da nossa democracia e os jornalistas não são o inimigo do povo". Mas mantêm-se à venda "slogans e imagens presidenciais, anteriores ou actuais, e produtos de todos os partidos políticos", em nome da "liberdade de expressão"  -  segundo o press release do Newseum.

 

Mais informação no artigo citado, em Poynter.org