“Spotify” muda de figura e concorre com a “Apple”…
O Spotify tem reunido esforços para se tornar a principal plataforma de “podcasts”, e ultrapassar a Apple. Para o efeito, a empresa sueca tornou os “podcasts” mais centrais no interior da aplicação e assinou acordos exclusivos com empresas de produção, num investimento na ordem dos 400 milhões de dólares.
Um estudo da rede alemã de “podcasts”, zebra-audio.net, mostra que as apostas do Spotify estão, de facto, a surtir efeito. De acordo com os dados da investigação, em Janeiro de 2019, os “podcasts” da Apple representavam 45% de todos os episódios transmitidos na Alemanha. O Spotify estava bem atrás, com uma taxa de 20%. Em Dezembro, porém, a pontuação das plataformas aproximou-se; a Apple ficou-se pelos 36%, e o Spotify chegou aos 34%.
Segundo especialistas, o sucesso da plataforma prende-se com o facto desta apostar na visibilidade dos “podcasts”, ao recomendar programas que vão ao encontro dos interesses dos seus subscritores.
Fevereiro 20
Os ouvintes do Spotify não parecem, contudo, estar tão interessados em notícias, como os utilizadores da plataforma Apple. Dos utilizadores que ouvem “podcasts” no Spotify, apenas 8,36% se interessa por conteúdo informativo, uma taxa de consumo bastante inferior à dos utilizadores da Apple (23,35%). No entanto, os utilizadores do Spotify parecem gostar mais de comédia (24% vs.13%) e desporto(16 vs. 7%) do que os ouvintes da Apple.
Os especialistas em conteúdos digitais defendem que as estatísticas se prendem com o facto de o Spotify ser incentivado a promover programas que favorecem a felicidade dos seus utilizadores. Assim, dão destaque a programas de entretenimento, que, normalmente, espoletam sentimentos mais agradáveis, do que as notícias.
Um estudo publicado na Journalism & Mass Communication Quarterly analisou o declínio dos jornais locais nos EUA entre 2004 e 2018 e identificou cinco factores que determinam quais as cidades que...
No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Ambiente, o Instituto Internacional de Imprensa (IPI) renovou o seu apelo à comunidade internacional para que seja reforçado o apoio e a protecção...
Mais de 200 meios de comunicação e organizações de defesa da liberdade de imprensa juntaram-se à Repórteres sem Fronteiras (RSF) e ao Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ) num apelo...
O jornalista Jan Martínez Ahrens foi nomeado director do jornal El País no dia 6 de Junho, sucedendo a Pepa Bueno, após uma votação consultiva aprovada por quase 70% da redacção e ratificada...
A direcção do Sindicato dos Jornalistas (SJ) considera “inaceitável” a exigência de visualização prévia das imagens captadas por fotojornalistas durante o concerto de Andrea Bocelli,...
Matt Taylor, do Financial Times, sentiu-se incomodado com a quantidade de notificações push que recebia da aplicação BBC News, mas em vez de as desactivar, decidiu fazer uma experiência....
Um artigo do Reuters Institute explora como as novas plataformas de comunicação social estão a conseguir atrair o público jovem, algo que os meios tradicionais têm tentado fazer há vários...
“A sobrevivência do jornalismo está directamente relacionada com a forma como as pessoas valorizam a notícia”, começa por escrever Carlos Castilho, no seu mais recente texto para o...
O Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ) apelou à Comissão Europeia para que mobilize os Estados-Membros a fim de garantir financiamento e vontade política na defesa da liberdade de...