O Eurobarómetro revela, ainda, outros dados referentes ao consumo de conteúdos digitais, identificando os critérios principais, apontados pelos consumidores, para escolha de uma ou de outra fonte de informação.

Os europeus preferem que o serviço seja gratuito (77%); que não exija registo (54%); que não interrompa a leitura de artigos com anúncios (40%); que a fonte de informação tenha boa reputação (35%), e que esta ofereça uma ampla cobertura de noticias (32%).

Já em Espanha, segundo a Asociación de La Prensa de Madrid, com quem o CPI mantém um acordo de parceria, a percentagem aumenta para 50%, sendo estes os entrevistados que escolhem consultar as noticias online nos sites e nas aplicações (apps) dos jornais diários e das revistas.

Como fontes de informação preferidas, elegem, também, as redes sociais (19%), os motores de busca (19%) e os agregadores de noticias (14%).

Na Europa foram realizadas 13.483 entrevistas, e em Espanha a amostra do Eurobarómetro foi de 503 entrevistas.

A sondagem realizou-se no passado mês de Março, mas só se conheceram os resultados em Setembro.