Milhões de cidadãos estão confinados às suas casas, em quarentena, auto-isolamento, ou a cumprir os protocolos de Estado de Emergência. A actual situação está, contudo, a revelar-se proveitosa para os “sites” noticiosos, cujo tráfego de visitantes tem disparado.
De acordo com uma análise do “NiemenLab”, a divulgação de artigos sobre o novo coronavírus tem despertado o interesse dos leitores. Nos “media” norte-americanos, o público está a ler mais peças (33%) do que outrora, e despende mais tempo e atenção a cada notícia (30%).
Março 20
Da mesma forma, o Parse.ly, um serviço de análise de conteúdo utilizado por muitas dos principais Grupos de “media”, apurou que, até 15% de todo o tráfego diário, corresponde à leitura de informação sobre o Covid-19.
Aquela empresa de análise concluiu, ainda, que os temas mais populares são o distanciamento social, explicações sobre as consequências sociais e económicas, assim como as restrições de viagens locais e internacionais.
Mais de metade dos jornalistas inquiridos num estudo recente afirmaram já ter considerado deixar o seu trabalho por motivos de exaustão ou mesmo de burnout. Os dados estão disponíveis num...
A equipa do Nieman Lab esteve na conferência anual da Online News Association (ONA) e fez um resumo de algumas notas coligidas durante o encontro, que decorreu entre os dias 18 e 21 de Setembro, em...
Uma das funções do jornalismos é ser “tão ágil quanto certeiro a contar o que está a acontecer e fazê-lo de forma ordenada e contextualizada”. Até aqui nada de novo. “A novidade é que...
A capital alemã conta, desde o passado dia 15 de Setembro, com um novo projecto dedicado ao jornalismo e a todos aqueles que estão comprometidos com a “democracia” e o “interesse público”....
A CNN Internacional vai implementar um modelo de assinaturas para acesso aos conteúdos do seu site, anunciou o New York Times (NYT), de acordo com informação obtida junto de diferentes fontes....
A publicação Dinheiro Vivo deixou de ser um título autónomo e voltou a integrar o Diário de Notícias (DN), noticia a Lusa, citada pelo Jornal de Negócios. A mudança ocorreu a dia 1 de...
O empresário Marco Galinha, deixou o cargo de presidente do Conselho de Administração da Global Media, mas mantém-se como accionista do Grupo, noticia o Eco. No comunicado do anúncio, pode...
É frequente ouvirmos falar de como o jornalismo é uma profissão muito exigente, com longos períodos de trabalho e em que por vezes é preciso acompanhar histórias emocionalmente pesadas. Nesse...
A relação do público com a informação está a mudar, e parte da alteração do comportamento tem que ver com o consumo de notícias através de plataformas digitais. Ao mesmo tempo, “as redes...