Sindicato pede ao Expresso que identifique jornalistas suspeitos no Panama Papers
Num breve comunicado colocado no seu site, o Sindicado dos Jornalistas começa por lamentar que o referido semanário “tenha posto em causa todos os jornalistas, ao não identificar aqueles que, segundo afirma, constarão de uma lista de alegados envolvidos numa investigação ao Grupo Espírito Santo (GES)”.
“O Sindicato dos Jornalistas insta a que sejam revelados os nomes dos mencionados "jornalistas", à semelhança do que tem acontecido, aliás, com outros profissionais, de forma a poder actuar em conformidade nos casos que, e se, vierem a ser provados.
A credibilidade do jornalismo é fundamental em democracia e não podemos deixar que ela seja minada por suspeitas cuja existência ainda está por provar, nem permitir que toda uma classe fique sob suspeita.” - diz ainda o mesmo comunicado.
Segundo notícia do Observador, que cita o Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação, o mesmo vai abrir uma base de dados online no dia 9 de Maio, com informações sobre mais de 200 mil entidades offshore que constam da investigação em curso.
Mais informação no Observador e no Sindicato dos Jornalistas